Você já conhece o Investimento em BDR’s e sabe como eles podem revolucionar os seus investimentos e também ganhos? Você já pensou em investir nas maiores empresas do mundo, sem precisar abrir conta em uma corretora fora do Brasil e fazer o envio de remessas para o exterior? Com os BDRs isso é possível!

Investir em ações de gigantes, como o Google, a Amazon, a Apple, a Microsoft, o Facebook e até mesmo o Mercado Livre, cuja ações são negociadas na NASDAQ e não aqui na B3 é uma possibilidade absolutamente real e por sinal, já tem muita gente investindo.

Deseja saber mais sobre o assunto e entender o que são BDRs, como elas funcionam, suas vantagens e desvantagens? Então continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final. Temos certeza de que você não vai se arrepender de conhecer mais uma oportunidade para diversificação da sua carteira e crescimento em termos de rentabilidade.

Investimento em BDR’s: O que são BDRs?

Investimento em BDR's
Bandeira dos Estados Unidos – Foto: Freepik

Basicamente, os BDRs, também conhecidos como Brazilian Depositary Receipts são certificados representativos das ações de empresas que negociam suas ações em outros países. O que isso quer dizer?

Antes dos BDRs, para aplicar recursos em ações listadas no exterior, o investidor precisava abrir conta em uma corretora de valores fora do Brasil e enviar remessas de dinheiro para o exterior, pagando impostos e tarifas para realização das transferências, fato que inevitavelmente já comprometia a sua rentabilidade. 

No entanto, com a chegada das BDRs, esse cenário mudou e o investidor pode aplicar em ações negociadas no exterior aqui mesmo no Brasil, por meio da B3.

Para comprar títulos representativos de ações no exterior, é muito simples, basta localizar os papéis negociadas com o final 34, como por exemplo:

  • Mercado Livre – MELI34
  • Amazon – AMZO34
  • Apple – AAPL 34
  • Facebook – FBOK34
  • Microsoft – MSFT34

Investimento em BDR’s: Como funcionam os BDRs?

Investimento em BDR's
Analisando grafico pelo celular – Foto: Freepik

Para facilitar o seu entendimento sobre os BDRs, separamos um pequeno passo a passo que detalha como esses títulos representativos de ações listadas no exterior são negociados aqui no Brasil.

Investimento em BDR’s: 1.Autorização da CVM

O primeiro passo para que um BDR possa ser listado e negociado na Bolsa de Valores brasileira, passa obrigatoriamente por uma avaliação e autorização da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

A avaliação da CVM, ocorre por meio de uma solicitação da instituição financeira depositária, que por sinal conheceremos logo à frente.

Com a autorização da CVM para que determinada BDR seja negociada na Bolsa de Valores brasileira, passamos para o seguinte passo.

Investimento em BDR’s: 2.A instituição financeira depositária

As instituições financeiras depositárias são as grandes responsáveis por disponibilizar BDRs, aqui no Brasil. Além de entrar com o pedido na CVM para listar um BDR na B3, as instituições depositárias efetivamente compram essas ações no exterior.

Basicamente, as instituições depositárias, assumem a responsabilidade de realizar as remessas para o exterior e emitir as ordens de compra. Com isso, elas passam a deter um volume significativo de ações de empresas listadas em outros mercados, como por exemplo, na NASDAQ, a Bolsa de Valores americana.

Com essas ações em posse das instituições depositárias e autorização da CVM, os BDRs passam a figurar no Home Broker das principais instituições financeiras e corretoras do país.

Investimento em BDR’s: 3.A compra dos BDRs pelo investidor brasileiro

Com os BDRs devidamente listados no Home Broker, os investidores podem emitir suas ordens de compra normalmente. Mas, como funciona essa compra?

Funciona basicamente da seguinte forma: O investidor emite a ordem de compra e na verdade adquire parte das ações mantidas pela instituição financeira depositária e não diretamente nos mercados internacionais.

É exatamente por isso, que os BDRs são vistos como um título representativo e não diretamente como as ações de uma empresa em si. Na verdade, o investidor adquire o direito sobre ações que permanecem sobre a guarda e responsabilidade de um terceiro, que por sinal, é uma instituição depositária autorizada e regulada pela CVM.

Investimento em BDR’s: Quem investe em BDRs tem o mesmo direito do investidor que aplica recursos em ações?

Agora que você já sabe como funcionam os BDRs, é importante que façamos um esclarecimento sobre algo que gera muita dúvida. Afinal, quem investe em BDRs, possui os mesmos direitos do investidor em ações?

Sim. Como um investidor em BDRs, você só conta com a contribuição de uma instituição financeira, ou seja, um terceiro para facilitar a operação. No entanto, os seus direitos como investidor são os mesmos. É possível, por exemplo, comprar e vender seus títulos representativos e até mesmo receber dividendos sobre eles.

No entanto, é claro que as instituições depositárias precisam receber algo em troca por facilitar a sua vida, sendo assim, elas podem cobrar até 5% das operações a título de remuneração pelos seus serviços.

Principais vantagens do investimento em BDRs

Investimento em BDR's
Grafico das bolsa de valores – Foto: Freepik

Você deve está curioso, afinal, será mesmo que investir em BDRs, vale a pena? Vamos conferir as principais vantagens desta nova modalidade de investimento.

Facilidade: Como falamos anteriormente os BDRs, acabam facilitando a vida do investidor que agora pode investir em ações negociadas no exterior, sem enviar dinheiro para fora do país ou abrir conta em uma corretora internacional.

Diversificação: Com o Investimento em BDR’s, o investidor passa a contar com mais opções no mercado para diversificar a sua carteira de investimentos, maximizando a sua rentabilidade e consequentemente, os seus ganhos.

Recebimento de dividendos: O investidor que aplica seus recursos em BDRs possui os mesmos direitos daqueles que investem diretamente em ações, logo a ele são garantidos por exemplo, o recebimento de dividendos.

Investimento em moeda local: Outra vantagem dos BDRs é a possibilidade concedida ao investidor de investir em ativos do exterior, comprando e vendendo suas posições acionárias em Real e não em Dólar, por exemplo.

Principais desvantagens do investimento em BDRs

Principais desvantagens do investimento em BDRs
Homem segurando a bandeira dos estados unidos em meio ao grafico – Foto: Freepik

Já conhecemos as vantagens, no entanto, assim como qualquer outro investimento, os BDRs também contam com algumas desvantagens, vamos conferir.

Investimento em BDR’s: Riscos cambiais: Apesar de comprar as BDRs no Brasil e em moeda nacional, o investidor continua exposto às variações cambiais entre o Real e o Dólar. Como as ações representadas pelos BDRs, estão sendo negociadas no exterior, se o dólar sobe o investidor ganha, mas se o dólar desvaloriza frente ao real, o investidor perde.

Logo, quem investe neste tipo de ativo conta com dois potenciais riscos, o da variação no preço das ações e também a variação cambial.

Investimento em BDR’s: Custos de emissão: Outra desvantagem a ser considerada em relação aos BDRs, diz respeito aos custos de emissão. Como falamos anteriormente, os BDRs podem contar com custos de até 5% sobre o valor das operações.

Inevitavelmente, este custo que serve de remuneração para as instituições depositárias acaba diminuindo os possíveis ganhos do investidor.

Investimento em BDR’s: Tributação: Vale destacar também como desvantagem a tributação incidente sobre as operações com BDR. Assim como nas operações comuns com ações, o Investimento em BDR’s são taxados em 15% a título de Imposto de Renda. 

No entanto, existe uma grande diferença, entre a tributação de ações e BDRs, isso porque, no caso do Investimento em BDR’s, não existe isenção para valores de até R$ 20.000,00. Sendo assim, qualquer lucro obtido pelo investidor com a venda de BDRs, será tributado.

Estamos chegando ao final deste conteúdo. Ficou com alguma dúvida? Nos envie o seu comentário! 

Antes de sair, siga o Investidor 10 nas redes sociais!