Fundos Imobiliários ou Financiamento: Qual o melhor?

Author
Publicado em 04/12/2021 às 18:07h - Atualizado 2 anos atrás Publicado em 04/12/2021 às 18:07h Atualizado 2 anos atrás por Redação
questioned-charming-man-casual-shirt
Fundos Imobiliários ou Financiamento: Quando tratamos de mercado imobiliário, e as suas vertentes no quesito investimento, é muito comum surgir a questão: "Fundos Imobiliários ou Financiamento Imobiliário, qual é o melhor?"Se você está nessa situação, e quer decidir onde investir o seu dinheiro, esse artigo vai te ajudar a entender melhor como funciona, e qual é a dinâmica de cada uma dessas opções, permitindo visualizar qual se encaixa melhor nas suas necessidades atuais.Então, continue lendo para entender o que são os fundos de investimentos e o financiamento de imóveis, saber quais são as suas características, e sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que são Fundos de Investimento Imobiliários?

Fundos Imobiliários ou Financiamento

Prédios no final da tarde. Foto por Unsplash[/caption] Fundos Imobiliários ou Financiamento: Os Fundos de Investimento Imobiliários são fundos com a função de aquisição dos imóveis. Mas, nesse caso, você não compra um imóvel, e sim uma cota do fundo, se reunindo a outros investidores interessados, que reúnem os seus recursos para gerar lucro. A geração desse lucro, nesse modelo, ocorre principalmente através da aquisição de imóveis físicos. Estes, por sua vez, serão utilizados, posteriormente, para locação ou para arrendamentos. Então, basicamente, os FIIs funcionam da mesma forma que os moradores de um condomínio, que pagam as taxas para poderem utilizar de um mesmo espaço, e terem benefícios com isso. No geral, para você ter tudo isso sozinho, custaria muito mais caro. E essa é exatamente a lógica por trás dos fundos. No mercado financeiro, você pode encontrar FIIs para investir diretamente na Bolsa de Valores, onde ocorre a negociação e venda das cotas. Da mesma forma que as ações, as cotas podem se valorizar ou se desvalorizar, variando conforme a dinâmica do mercado. O ganho dos FIIs acontece sobre os dividendos. Por isso, varia de fundo para fundo, sendo muito importante realizar uma análise mais minuciosa em relação a todas as opções antes de investir. Os pagamentos dos fundos podem ser feitos de forma anual, semestral ou mensal. Ou seja, mesmo sem comprar um imóvel físico diretamente, você receberá parte dos valores ganhos com o aluguel, e arrendamentos dos imóveis do fundo na sua conta, de forma periódica.

Fundos Imobiliários ou Financiamento - Vantagens de FIIs

Fundos Imobiliários ou Financiamento: Já citamos anteriormente algumas das principais vantagens dos FIIs. Mas agora, veremos de forma mais completa, os benefícios de se investir em fundos imobiliários:
  • O fundo possui gestão profissional, e você não terá que cuidar do seu investimento de forma direta;
  • Os recebimentos dos fundos imobiliários acontecem diretamente na conta corrente da corretora, que você utilizou para realizar a compra da cota;
  • Há isenção de IR para os fundos imobiliários;
  • A compra e venda dos fundos é bem mais rápida e dinâmica;
  • A burocracia é baixa, já que só é necessário abrir uma conta em uma corretora, e compras as cotas;
  • Não há cobrança de corretagem para a compra e venda dessas cotas;
  • Dá para investir mesmo com pouco dinheiro;
  • Te possibilita ser sócio de empresas grandes, e empreendimento como hospitais, shoppings e faculdades.
Vantagens dos fundos imobliários

Homem contando as moedas. Foto por Freepik[/caption]

Fundos Imobiliários ou Financiamento - Desvantagens dos FIIs

Fundos Imobiliários ou Financiamento: Assim como os FIIs são cheios de vantagens, existem alguns pontos de atenção para quem resolver ir para esse tipo de investimento. Por isso, confira aqui as principais desvantagens dos fundos imobiliários:
  • Há uma taxa de administração por conta da gestão profissional do fundo;
  • Há o risco de desvalorização dessas cotas;
  • Existe o risco de vacância nesses investimentos;
  • Chances de riscos físicos, como desastres naturais nos imóveis dos fundos;
  • Riscos de sazonalidade, a depender da finalidade para a qual os imóveis do fundo estão sendo utilizados;
  • E riscos de crédito que, no caso dos fundos imobiliários, se voltam para LCI e CRI.

Fundos Imobiliários ou Financiamento - O que é o financiamento de imóveis?

Fundos Imobiliários ou Financiamento: O financiamento de imóveis, por sua vez, é o próprio ato de adquirir um imóvel físico financiado. Ou seja, você escolhe um imóvel que te interessa, e estuda as possibilidades de financiamento.Esse imóvel, por sua vez, pode ser utilizado para gerar renda através do aluguel.Os imóveis físicos, no entanto, são ideias para quem quer um imóvel para a família, por exemplo. Pois eles são vistos como um patrimônio, e não necessariamente como um investimento.É claro que inúmeras pessoas fazem muito dinheiro comprando imóveis, e colocando para alugar. Um comportamento muito comum em meio a pessoas que fazem isso, é realizar a compra em leilões, reformar as construções e colocar para alugar depois.Mas, como você já deve imaginar, isso requer um investimento muito mais alto do que comprar a cota de um fundo imobiliário. Por isso, ponto para os FIIs!Além disso, ao comprar um imóvel, você tem que lidar com gastos fixos, como IPTU e condomínio. Portanto, se a sua ideia não é morar no imóvel, talvez não faça muito sentido financiar um para alugar depois.Inclusive, os imóveis físicos são vistos na contabilidade, como passivos e não como ativos. Talvez o único cenário em que compense investir em imóveis, é se você tiver muito dinheiro e tempo para analisar todas as opções, dominando o mercado imobiliário.

Fundos Imobiliários ou Financiamento - Vantagens de comprar um imóvel

Fundos Imobiliários ou Financiamento: Apesar de não ser a melhor opção para quem quer diversificar investimentos, e conseguir retorno, comprar um imóvel tem as suas vantagens:
  • Você pode gerir o seu capital e o seu patrimônio como desejar;
  • É possível encontrar oportunidades muito boas na cidade, nos arredores e em leilões;
  • Ter o seu próprio patrimônio, que poderá usar no futuro se você precisar.
Fundos imobiliários ou financiamento imobiliário: vale a pena comprar uma casa?

Homem entregando as chaves. Foto por Freepik[/caption]

Fundos Imobiliários ou Financiamento - Desvantagens de comprar um imóvel

Fundos Imobiliários ou Financiamento: Pensando do ponto de vista de investimentos que visam lucratividade e rentabilidade, comprar um imóvel ao invés de cotas em um FIIs, pode ter as suas desvantagens. Veja quais são elas:
  • A compra de um imóvel envolve muito mais custos;
  • O processo de compra é bem mais burocrático;
  • A liquidez é baixa, pois é bem mais difícil vender um imóvel do que uma cota na Bolsa de Valores;
  • O imóvel pode se desvalorizar com o passar dos anos, não acompanhando a inflação;
  • Há risco de vacância, e você acabar não tendo nenhum rendimento por um tempo;
  • Há gastos com a manutenção desse imóvel,
  • O valor mínimo para investir é muito mais alto;
  • O financiamento envolve taxas de juros altas.

Fundos Imobiliários ou Financiamento - Qual das opções é mais rentável?

Fundos Imobiliários ou Financiamento: Mas, no fim, qual é a opção mais rentável, os imóveis físicos ou os FIIs?Bom, ambas as opções possuem as suas próprias vantagens e desvantagens. Por isso, a resposta dessa pergunta vai depender muito de quais são as necessidades e preocupações de cada investidor em particular.Sem dúvida, investir em FIIs é muito mais fácil, simples e, até mesmo, lucrativo, do que comprar um imóvel físico financiado.Além disso, esse tipo de investimento tende a ser mais seguro também, pois as chances de perdas de recursos são muito maiores ao investir em um imóvel físico, do que ao participar de um fundo.Portanto, para quem busca principalmente por retorno, e mais segurança dentro do mercado imobiliário, o ideal é investir em FIIs.Outra vantagem dos fundos imobiliários, é que eles permitem começar o investimento com valores mais baixos. Portanto, não é necessário gastar milhares de reais para poder aplicar.Além disso, os FIIs são ótimas opções para quem quer diversificar a carteira de investimentos com segurança, conseguindo controlar os riscos, e ter um retorno que costuma ser bem positivo.E o melhor de tudo é que os fundos recebem isenção de Imposto de Renda!

Fundos Imobiliários ou Financiamento Imobiliário qual o melhor?

Fundos Imobiliários ou Financiamento

Fundos imobiliários ou financiamento imobiliários: enfim, qual é melhor? - Foto por Freepik[/caption] Fundos Imobiliários ou Financiamento: No fim, tudo vai depender muito mais do perfil de cada investidor. Mas, o ideal, na maioria dos casos, é optar por aplicar em FIIs, pois as vantagens tendem a ser muito superiores às vantagens de se comprar um imóvel financiado. É claro que, se você está procurando um imóvel para morar, aplicar em um FIIs não te ajudará. Pois você não irá usufruir dos imóveis do fundo de forma propriamente dita. Na verdade, você só vai aproveitar parte do lucro que eles geram. Mas, se o seu principal intuito é ter retorno, participar de uma aplicação segura, mais versátil e que te possibilite diversificar os seus investimentos, então, o FIIs é a melhor opção sim. São diversas as opções de fundos imobiliários no mercado hoje, que possuem ótimos retornos, e você pode começar a participar desse mundo com pouco dinheiro, expandindo o seu capital em fundos imobiliários com o tempo. O importante é dedicar um tempinho antes, estudando cada um dos fundos, para decidir qual parece ser mais vantajoso nesse momento. Além de sempre manter um acompanhamento do desempenho e dos resultados do fundo, para conseguir prever as desvantagens que citamos mais acima. Fazendo isso, sem dúvida, você terá muito o que ganhar com os seus investimentos em FIIs.