Décio Bazin é um dos principais escritores brasileiros quando falamos de assuntos relacionados ao mercado financeiro. Aliás, isso o torna uma referência para diversos profissionais, estudantes e interessados na área.

Não é novidade que o mercado financeiro, e assuntos relacionados à fazer dinheiro e conseguir rendimentos, têm crescido cada vez mais, não apenas no Brasil, mas ao redor de todo o mundo.

Como investir em ações internacionais de forma simples e segura
Imagem do planeta. Foto Freepik

Pensando nisso, e focado em desenvolver métodos e ideias que auxiliem todas as pessoas que estão iniciando agora a sua atuação nesse grande universo, Bazin escreveu diversas obras que se tornaram muito famosas.

Além disso, ele também desenvolveu o “Método Bazin”, que permite aos atores do mercado escolherem as melhores ações.

Hoje, vamos contar um pouco sobre o perfil de Décio Bazin, quem foi, a sua história, obras e o legado que deixou para todos os investidores brasileiros.

Quem foi Décio Bazin?

Décio Bazin, jornalista econômico, e que trabalhou por muito tempo no jornal chamado Gazeta Mercantil, um jornal típico e muito famoso no Estado de São Paulo.

Além do jornal, Bazin trabalhou também na revista Balanço Financeiro, onde aplicava todos os seus conhecimentos na área para ajudar na educação dos brasileiros interessados em finanças.

Mesmo atuando majoritariamente com educação sobre mercado financeiro, a fama do jornalista veio mais pelo fato de ele ter se tornado um dos maiores investidores brasileiros.

Com isso, a sua figura se sobressaiu, e chamou a atenção dos interessados em investimentos.

Na época, os investimentos no Brasil estavam na sua fase inicial. Por isso, Bazin se tornou um dos poucos escritores a escreverem, e se dedicarem aos ensinamentos sobre o assunto.

Décio Bazin nasceu no ano de 1931, e faleceu em 2003. A sua atuação na área de investimentos iniciou na década de 1960, quando Bazin começou a investir em ações.

Desde então, Décio passou a desenvolver conteúdos e ensinamentos para ajudar outros investidores a tomarem melhores decisões. E eternizou a sua importância na literatura, e no mercado financeiro brasileiro.

Com os livros que escreveu, Bazin disseminou todo o conhecimento que foi adquirindo, incluindo dicas sobre investimentos, e como realizar e escolher ações mais assertivas.

De todo esse aprendizado, nasceu o Método Bazin, utilizado e estudado por muitos investidores até os dias de hoje!

Décio Bazin
Homem jogando dinheiro para o alto. Foto Freepik

História de Décio Bazin

Acima, comentamos bem brevemente sobre quem foi Décio Bazin e qual é a sua importância na literatura e no mercado financeiro brasileiro. Agora, vejjamos um pouquinho mais da vida pessoal, profissional e do histórico educacional de Bazin.

Décio Bazin se formou em contabilidade nos anos de 1950. Depois disso, começou a atuar como corretor de investimentos logo no comecinho da década de 60.

Com o passar do tempo e o acúmulo de experiência e conhecimento, Bazin lançou o seu primeiro livro em 1992, com a CLA Editora. Ele recebeu o título de “Enriqueça com a ação antes que seja tarde demais”.

Essa é uma das principais obras de Bazin. E o livro se dedica a combinar toda a experiência de vida pessoal de Décio, com as interpretações sobre os conceitos financeiros que foram desenvolvidas por ele.

Uma parte do livro dedica-se à estratégia pessoal que ele utilizava para realizar os seus investimentos em dividendos. Aliás, esse é um dos pontos mais interessantes para os investidores fãs da sua jornada.

Para se ter noção do tamanho do sucesso dessa obra de Bazin, o livro recebeu recomendação de ninguém menos que Luiz Barsi, um dos maiores investidores de todos os tempos.

Além de vários outros investidores grandes no mercado financeiro, que se identificaram e exaltaram a obra.

Junto com essa obra, Bazin lançou um método que recebeu o seu nome. Esse método é utilizado até hoje por diversos estudantes e investidores profissionais para entender o mercado financeiro.

Enfim, vamos ver um pouco melhor sobre essa obra e o que ela se propõe a ensinar!

Obras de Décio Bazin

Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde

Uma das mais procuradas obras de Décio Bazin é “Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde”. Nesse livro, o autor relata bastante sobre como era receber dividendos, já que foi esse conhecimento de Bazin que permitiu que ele estruturasse toda a metodologia que desenvolveu.

Dessa forma, além de dar dicas sobre como investir em ações boas, de empresas promissoras, como muitos investidores de sucesso fazem (incluindo Warren Buffett), ele também inclui na sua obra e na sua metodologia pessoal de investimentos oportunidades em empresas que pagam dividendos mais altos.

Apesar do livro ter sido escrito lá nos anos 90, muitos estudiosos e profissionais o consideram muito atual. Principalmente para quem tem o perfil que toma como base para os investimentos os princípios do Value Investing.

Dentro do livro, é possível encontrar a “estratégia Décio Bazin”, que fala sobre os ciclos do mercado, em que há momentos de altíssima excitação e momentos de pânico total.

A ideia de Bazin é ensinar a identificar em qual cenário nos encontramos hoje. E como é possível aproveitá-lo da melhor forma possível, até que o novo ciclo se inicie.

Décio Bazin
Jogo de Xadrez. Foto Freepik

O Método Décio Bazin

Como comentamos, Décio desenvolveu um método que se baseava no seu perfil pessoal de investidor, e nas estratégias que ele mesmo utilizava para investir.

Basicamente, o Método Décio Bazin que ele explica no livro, se baseia em 3 pilares fundamentais para Décio. Sendo o primeiro relacionado diretamente com o conceito de Dividend Yield.

Para quem não sabe muito sobre o assunto, esse conceito se relaciona a um indicador que é constantemente utilizado para o cálculo do percentual de valor dos dividendos, que são pagos pelas empresas anualmente.

Lembra que mais acima destacamos que, além de investir em ações de empresas promissoras, Bazin chegou com a ideia de investir em empresas que pagam maiores dividendos? Pois bem, esse era o segredo do Método de Bazin.

Na lógica do investidor, se os preços de uma ação subirem muito, mas o dividendo permanecer igual, o rendimento desse dividendo irá diminuir.

Por outro lado, se o dividendo aumentar – independente do motivo do aumento – o preço das devidas ações deve cair. Dentro desse contexto, é necessário encontrar as oportunidades de compras que garantam um rendimento superior.

Bazin utiliza, inclusive, número e percentuais para tratar o assunto. Para ele, no momento em que um dividendo atinge a marca de 4% do preço da ação, é o momento ideal para os investidores vendê-las.

Nesse cenário, os investidores conseguiriam atingir um lucro de, no mínimo, 50%.

Feito isso, é o momento de os investidores começarem a procurar por novas empresas para investirem, que paguem 6% de dividendo (ou dividend yield).

Ou, então, se preferirem, colocarem o dinheiro em algumas opções de títulos do governo, para aguardar novamente uma outra oportunidade de compra.

Método totalmente matemático e quantitativo

Nota-se que o método Décio Bazin, portanto, é um método totalmente matemático e quantitativo. E se tornou extremamente importante, e utilizado por investidores no momento de escolherem as ações para investir.

Resumidamente, Bazin colocou a ideia de que o mais importante no processo de investimento, é priorizar os múltiplos dos investimentos no momento de fazer a seleção.

Dica de Décio Bazin: não aposte em empresas endividadas

Dentre os seus vários ensinamentos, Décio gostava muito de destacar a importância de os investidores nunca apostarem em empresas que estão altamente endividadas, ou que possuam algum dado suspeito.

Segundo ele, o ideal é ir pelas empresas que estão moderadamente endividadas.

Por conta dessa visão de Décio, analisar a questão do endividamento de uma empresa – além do seu crescimento e das suas ações – se tornou uma análise fundamental para os investidores antes de tomarem as suas decisões de investimentos.

Como explica Décio, ao analisar o endividamento de uma empresa, o investidor consegue visualizar se ela conseguirá, ou não, sustentar as suas propriedades no futuro.

Por isso, Bazin recomenda-se que os investidores saiam de uma ação sempre que perceberem movimentos instáveis, suspeitos, ou verem notícias negativas relacionadas à empresa.

Décio Bazin
Nota de dinheiro. Foto Freepik

O legado de Bazin

Como mostra a história de Décio Bazin, o sucesso da sua carreira veio, principalmente, por conta de seu livro. Mas Décio desempenhava, no âmbito do mercado financeiro, movimentos muito espertos e o tornaram referência na sua área.

Com o passar do tempo, e o acúmulo de conhecimento, Bazin escreveu o livro como uma forma de compartilhar tudo o que aprendeu. E todo o seu sucesso com os investidores, profissionais e estudantes interessados em investimentos.

O seu método e todas as suas dicas e ensinamentos surgiram com base nas suas experiências pessoais, trabalhando para aconselhar os demais investidores na sua tomada de decisão.

Mesmo que o método de Bazin seja antigo, e gere muitas divergências de opinião no mercado, ele é uma ótima forma de retratar os conceitos que podemos aplicar nos investimentos na Bolsa de Valores até hoje.

Dessa forma, os ensinamentos de Bazin continuam sendo muito importantes para os investidores brasileiros. E agregam muito no desenvolvimento de novos métodos e conhecimentos.

Através da obra de Décio Bazin, investidores profissionais, e os que estão começando agora, podem usufruir de dicas valiosas para começarem a desenvolver as suas próprias estratégias de investimentos, e se descobrissem dentro desse mercado.