A Bluefit é uma empresa brasileira que atua como uma rede de academias, fundada em 2015 em Santo André, mas com sede na cidade de São Paulo.
Atualmente a rede conta com mais de 100 unidades espalhadas em 15 estados do Brasil, presente em todas as regiões do país.
O seu modelo de negócios é diferenciado e busca atender as necessidades das pessoas quanto aos seus horários e particularidades físicas.
Esse objetivo se reflete no fato de que muitas de suas unidades funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo modalidades de esportes e atividades além da musculação.
Para expandir a Bluefit constrói unidades próprias em áreas estratégicas e também usa o modelo de franquia. Em seu cadastro constam mais de 200 mil alunos ativos.
São 61 unidades próprias e 41 unidades com modelo de franquia, sendo que parte da estratégia da companhia é comprar as unidades franqueadas.
Os alunos da empresa podem optar pelo plano Blue, que é o padrão, ou pelo plano Gold, que possibilita treinar em qualquer academia da rede do país.
Todas as unidades da empresa são desenhadas e padronizadas para otimizar o espaço, tendo por volta de 1300 m² e usando equipamentos novos e de marcas reconhecidas.
História
A Bluefit foi fundada em 2015 pelo empresário Fernando Nero, na cidade de Santo André, no estado de São Paulo. Inicialmente seu nome era Health Place.
Em pouco tempo outras unidades já começavam a ser inauguradas no estado de São Paulo, até que em 2016 a companhia alterou a sua marca oficialmente para Bluefit.
Ao final de 2016 a empresa já possui 7 unidades, tendo também deixado de ser uma sociedade limitada para se tornar uma sociedade anônima.
Nesse mesmo ano, ela recebeu o seu primeiro aporte financeiro do fundo de investimentos Leste Private Equity. Já em 2017 vieram mais outros dois aportes de outros investidores.
Por conta dessa reorganização e graças aos novos investimentos, a empresa começou um rápido processo de expansão orgânica, chegando inclusive ao Sul do País.
No entanto, o foco principal da companhia foi atender as praças do ABC Paulista e a da Baixada Santista. Apenas na cidade de Santos a Bluefit possui três unidades.
Nesse meio tempo o conceito da marca da empresa era desenvolvido de forma a torná-la um dos principais players do mercado de academia de baixo custo e alto benefício.
No ano de 2017 a Bluefit criou o seu departamento de franchising, o que a possibilitou abrir novas unidades em Maringá, no Distrito Federal e em Goiânia.
Vale destacar que uma das estratégias utilizadas pela companhia foi permitir a criação de unidades usando o modelo de Conta de Participação.
Esse modelo permitiu captar recursos de sócios que não participam da gestão, o que acelerou a expansão e não comprometeu a alavancagem financeira.
Entre 2018 e 2020 a companhia saltou de 52 unidades para 94 unidades, provando que o seu modelo de negócios era sustentável e escalável.
Então, em 2021 a Bluefit começou a planejar a sua abertura de capital na bolsa de valores brasileira, a B3.
Informações Complementares
A empresa Bluefit, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 618,86 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ -.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Financeiro e no segmento Outros.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ -, que gerou um prejuízo no valor de R$ -.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -, um P/VP de - e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos