O que é a fórmula de Benjamin Graham?
Sendo autor do livro "O Investidor Inteligente", um dos grandes bestsellers do mercado financeiro, Benjamin Graham até hoje é um dos economistas mais respeitados ao falarmos sobre mercado de capitais.
Uma de suas grandes contribuições foi a sua estratégia e fórmula para encontrar o preço justo de uma empresa.
Entre os seus princípios como investidor, Graham sempre ressaltou a importância de saber investir com margem de segurança, comprando um ativo a um preço justo e aproveitando dos momentos de baixa do mercado.
Tais princípios foram cruciais para que, posteriormente, surgisse a fórmula de preço justo do Graham.
Importância de saber o Preço Justo de um ativo
Graham sempre destacou a importância de comprar uma ação pelo preço certo. No caso, pelo quanto ela vale ou, melhor ainda, a um valor descontado em referência ao seu real valor.
Principalmente a longo prazo, vemos que comprar bons ativos a um preço justo é uma das melhores formas de se obter bons resultados. Tanto na valorização, quanto na distribuição de proventos - para aquelas empresas que são boas pagadoras de dividendos.
Como calcular o Preço Justo de uma ação com base na fórmula do Benjamin Graham?
A fórmula para o cálculo de preço justo do Benjamin Graham é construída da seguinte forma:
- VI = √ (22,5 x LPA x VPA)
Para que você entenda como aplicar esta fórmula, primeiro é importante entender cada componente dela.
Começando pelo VI, vemos que ele é referente ao valor justo que estamos buscando naquele ativo. Dessa forma, ele é a nossa incógnita da equação.
Continuando, encontramos o valor de 22,5. Este valor nada mais é do que uma constante encontrada pelo Graham que é a resultante da multiplicação do ativo circulante do negócio pelo Preço sobre o Lucro (P/L).
No caso, a multiplicação é feita considerando um ativo circulante de 1,5 e um P/L de no máximo 15. O que, com essa multiplicação, conseguimos chegar na constante 22,5.
Logo, é importante que você entenda que ela não mudará. Sempre que você for calcular o preço justo de uma ação seguindo o método do Graham, a constante será sempre a mesma.
Já os indicadores que vem a seguir, temos uma multiplicação entre a constante e o LPA e o VPA. Começando pelo LPA, vemos que este indicador representa o Lucro por Ação que temos naquela empresa.
Logo, ele mudará de acordo com cada uma das Stocks que você está analisando. Para encontrar o LPA, basta ir na página da empresa aqui no Investidor10 e buscar por este indicador.
O mesmo acontece com o VPA, que é o Valor Patrimonial por Ação. Para achá-lo, assim como o LPA, basta acessar a aba de busca aqui do Investidor10 e procurar pela empresa. Na página dela, entre os indicadores, você verá o VPA.
Matematicamente, como a raiz quadrada de um número real não pode ser negativa, para empresas com LPA ou VPA negativo, não existe o cálculo do indicador.
Ao final, basta realizarmos a raiz quadrada da resultante da multiplicação. Para facilitar o entendimento, vamos para um exemplo prático:
Exemplo de Cálculo de Preço Justo (Método Graham):
Como exemplo, vamos pegar uma empresa que conta com esses indicadores:
- LPA = 11,10
- VPA = 56,75
Dessa forma, tendo esses valores em mãos, precisamos aplicá-los na fórmula do Benjamin Graham, o que acabaria ficando dessa forma:
- VI = √ (22,5 x 11,10 x 56,75)
- VI = √ (14.173)
Dessa forma, realizando a raiz quadrada deste resultado, chegaríamos a um valor aproximado de 119,05.
É claro que o que estamos fazendo aqui é apenas um exemplo para que você entenda como é aplicada a fórmula do Benjamin Graham.
Mas, com esse valor, poderíamos considerar que o valor justo seguindo o método do Graham seria:
- VI = 119,05
Como encontrar as Stocks mais Baratas pela Estratégia do Graham?
Agora que você entendeu como funciona o método do Graham e como devemos calcular o preço justo dos ativos, ficaremos por aqui. Para aqueles investidores que buscam por empresas baratas segundo o método Graham, recomendamos conferir o Ranking de Stocks mais Baratas pela Estratégia do Graham.