PagBank e PagSeguro (PAGS34) lideram ranking de reclamações do BC no 4º tri

Banco Inter (INBR32) e C6 Bank completam o pódio do ranking de reclamações.

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Publicado em 23/01/2025 às 20:21h - Atualizado 5 dias atrás Publicado em 23/01/2025 às 20:21h Atualizado 5 dias atrás por Marina Barbosa
PagBank está na dianteira do ranking há três trimestres consecutivos (Imagem: Shutterstock)
PagBank está na dianteira do ranking há três trimestres consecutivos (Imagem: Shutterstock)

O conglomerado formado pelo PagBank e pelo PagSeguro (PAGS34) terminou o ano passado na liderança do ranking de reclamações do setor financeiro, elaborado trimestralmente pelo BC (Banco Central).

🏦 O ranking reúne as queixas apresentadas contra bancos, financeiras e instituições de pagamento e classifica as instituições mais reclamadas de acordo com o número de queixas e de clientes de cada uma.

O PagBank e o PagSeguro assumiram a dianteira da lista no segundo trimestre de 2024 e mantiveram o posto no terceiro e no quarto trimestre do ano passado. O índice de reclamações do conglomerado, no entanto, recuou nesse período, passando de 90,62 para 79,26.

📊 O número representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de cliente. Ou seja, reclamações em que foram verificados indícios de descumprimento de lei ou da regulamentação do Banco Central.

Com quase 32,8 milhões de clientes, o PagBank e o PagSeguro receberam 2.599 reclamações consideradas procedentes pelo BC. As queixas mais comuns foram sobre a portabilidade do crédito consignado e o acompanhamento da conta de pagamento.

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Ranking de reclamações

O Banco Inter (INBR32) e o C6 Bank completam o pódio do ranking de reclamações do Banco Central do quarto trimestre de 2024.

Bancões também estão na lista. O Itaú (ITUB4), por exemplo, está na 5ª colocação. E o Bradesco (BBDC4), em 7º.

Veja as 15 instituições financeiras mais reclamadas no 4º tri:

Principais reclamações

Segundo o Banco Central, serviços relacionados ao crédito consignado e ao cartão de crédito foram os campeões das queixas dos consumidores no quarto trimestre de 2024.

Veja as 5 queixas mais comuns:

  • Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito;
  • Irregularidades relacionadas ao acompanhamento de conta de pagamento - instituição de pagamento;
  • Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.

PAGS34

PagBank
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