Lula diz que mercado percebeu que o País 'deixou de brincar'

Durante seu discurso na live, Lula ainda alfinetou governos anteriores

Author
Publicado em 21/11/2023 às 13:25h - Atualizado 8 meses atrás Publicado em 21/11/2023 às 13:25h Atualizado 8 meses atrás por Juliano Passaro
(Agência Brasil)
(Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante sua live semanal, que o mercado está percebendo que o Brasil "deixou de brincar". Lula elogiou o trabalho feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até o momento. 

“A seriedade que o companheiro Haddad deu no Ministério da Fazenda faz com que a gente vá conquistando credibilidade interna, credibilidade externa, e o mercado vai percebendo que este país deixou de brincar”, disse Lula. 

Veja também: Lula e Prates têm reunião nesta terça (21), após divergências sobre combustíveis

Durante seu discurso na live, Lula ainda alfinetou os governos anteriores, em relação a credibilidade do Brasil frente ao mercado financeiro.

“Porque esse país, por muito tempo, não era levado a sério. Porque as pessoas não cumpriam aquilo que falavam. E eu acho que, em política, você tem que cumprir aquilo que prometeu, por mais sacrifício que seja, não mude”, afirmou Lula. 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também falou sobre as mudanças apresentadas pelo primeiro ano de governo Lula. Na visão do ministro, o mundo passou a enxergar o Brasil de outra forma nesses 11 meses. 

“O mundo está olhando o Brasil com confiança, que era a confiança que o presidente construiu ao longo dos seus 8 anos de governo. Aí você vê a bolsa batendo recorde, o juro caindo, a taxa de desemprego sendo a menor desde 2016, o dólar abaixo de R$ 5,00”, afirmou Haddad.

De acordo com Haddad, a mensagem que o líder do Executivo transmite é importante para investidores, trabalhadores e estrangeiros. E, na visão de Haddad, as mensagens que Lula tem passado estão gerando um ciclo de confiança.