Lula define nova ministra dos Direitos Humanos: Conheça Macaé Evaristo

Indicação acontece depois da demissão de Silvio Almeida

Author
Publicado em 09/09/2024 às 18:00h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 09/09/2024 às 18:00h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Parlamentar foi eleita em 2022 por Minas Gerais (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)
Parlamentar foi eleita em 2022 por Minas Gerais (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

👆🏾O presidente Lula escolheu Macaé Evaristo para ocupar o cargo de ministra dos Direitos Humanos. Deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, ela vai ocupar a cadeira de Silvio Almeida que foi demitido na semana passada depois de denúncias de assédio.

Aos 59 anos, Macaé é formada em Serviço Social, mas começou como professora aos 19 anos. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo secretária de Educação de Belo Horizonte, em 2005. 

Entre 2013 e 2014, atuou como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação no governo de Dilma Roussef. Já em 2020, foi eleita para um cargo eletivo, quando se tornou vereadora de Belo Horizonte.

❌ Leia mais: Lula demite ministro acusado de assédio sexual

Em 2022, ela chegou à Brasília, depois de eleita a deputada federal com mais de 50 mil votos. Suas principais propostas estão na área da Educação, da causa negra e dos povos indígenas.

Lula ainda não nomeou Macaé, mas promete fazer isso nos próximos dias, conforme publicou nas redes sociais. A agora ministra é prima de Conceição Evaristo, uma das maiores escritoras do país.

“Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, escreveu o presidente da República com foto ao lado da indicada.