O Índice de Carbono Eficiente (ICO2) traz para o investidor uma carteira teórica composta por empresas que atendem aos critérios do IBrX50 e que além disso apresentam condutas transparentes em relação a suas emissões de gases de efeito estufa.
Esse índice é uma parceria entre a B3 e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Para fazer parte dele, em específico, além do que já foi dito, a empresa deve apresentar dados referentes ao seu inventário anual de gases do efeito estufa.
Para o investidor essa “dupla camada de filtros” pode ter uma significação importante, primeiro trata-se de uma das maiores empresas do país por pertencer ao IBrX50. Em segundo a empresa além de grande também apresenta responsabilidade social no que tange a preocupação com a emissão de gases do efeito estufa.
Para as empresas que fazem parte do índice, o reconhecimento é enorme sendo que para o investidor, o fato de diversos fundos só investirem em empresas que são “blue chips” (as maiores e mais negociadas daquele mercado) e que possuem responsabilidade ambiental dão a segurança de que se trata de uma empresa grande, com boa liquidez e também com boas práticas ambientais.
É importante destacar que existe um movimento global dos mercados que trazem foco para as empresas que daqui uns anos vão operar dentro de uma economia de baixo carbono. Empresas que não atenderem a determinados critérios poderão, como já ocorre, ter seus negócios impactados, restando assim dois cenários: Adaptação, o que acaba por incorrer em mais custos ou ainda diminuição na quantidade de negócios, que acaba por refletir em menor receita, ambos cenários são extremamente prejudiciais para as empresas e suas ações. Por isso, as empresas que têm essa chancela de pertencer ao ICO2 apresentam para o mercado que já estão preparadas para viver essa nova realidade da economia.
O ICO2 reflete tanto a cotação das ações presentes na carteira do índice quanto os dividendos distribuídos pelos ativos que a compõem. Ao índice que representa tanto as cotações das ações quanto o retorno que as ações proporcionam em formas de dividendos e juros sobre o capital próprio damos o nome de índice retorno total, como é o caso do ICO2.