Nucoin: saiba tudo sobre a moeda digital do Nubank

Author
Publicado em 18/07/2023 às 19:42h - Atualizado 9 meses atrás Publicado em 18/07/2023 às 19:42h Atualizado 9 meses atrás por Redação
Nucoin: saiba tudo sobre a moeda digital do NuBank

O Nubank é um banco digital que tem como missão, desburocratizar o sistema financeiro e tornar mais prática e acessível a forma com a qual as pessoas lidam com o dinheiro. Por sinal, foi pensando nisso, que a instituição criou o Nucoin, uma moeda digital própria do Nubank. Como o tema ainda é novidade, tem muita gente com dúvidas a respeito do funcionamento do Nucoin. Afinal, é possível comprar e vender essa moeda? Precisa ser cliente do banco para ter acesso? Para responder todas as dúvidas sobre o tema e ajudar você a entender melhor a novidade, o Investidor10 preparou um conteúdo completo sobre o assunto.

O que é Nucoin?

O Nucoin (NCN) é uma moeda digital desenvolvida pela Nubank para ser parte de um sistema de recompensas para clientes. Basicamente, aqueles que acumularem determinado número de moedas poderão trocar o token digital por descontos e outros tipos de benefícios. Os primeiros benefícios serão ofertados pelo próprio Nubank, mas a ideia é que o Nucoin atraia patrocinadores, ou seja, empresas interessadas em distribuir as moedas para os seus clientes como parte de seus respectivos programas de fidelidade. Inicialmente, o Nubank anunciou as seguintes vantagens:

  • Airdrop: Uma oferta inicial sem custo que será distribuída como reconhecimento pela história de cada cliente com o banco.
  • Cashback no cartão: Uma quantia fixa que varia de 0,01 a 1 Nucoin (de acordo com o nível do cliente no programa) para cada Real em compras no cartão do Nubank tanto na modalidade crédito quanto no débito.
  • Comunidade exclusiva: Clientes dos níveis 6 e 7 podem participar da nossa comunidade de discussão sobre a moeda digital.
  • Sorteio: Cupons para participar de sorteios com prêmios em dinheiro.
  • Coinback em cripto: Uma quantia fixa da moeda de acordo com o nível do cliente no programa para cada Real em compras de criptomoedas feitas pelo aplicativo do Nubank.

O Nucoin é uma criptomoeda?

A rigor o Nucoin não é uma criptomoeda, mas sim um token, que representa no mundo virtual, itens do mundo real, como contratos e direitos. O token digital foi criado com base em uma blockchain privada, utilizando a tecnologia da Polygon Edge e Polygon Superents. A Polygon é uma das principais blockchains globais com mais de 53 mil aplicações construídas em sua plataforma.

Diferença entre a Nucoin do Nubank vs. Nucoin da NuGenesis

Devido ao fato de já existir outra criptomoeda com o mesmo nome no mercado - Nucoin (NUC), emitida pela NuGenesis, a situação gerou confusão, levando a necessidade de esclarecermos as diferenças. A Nucoin da NuGenesis é uma criptomoeda completamente diferente da Nucoin do Nubank. Ela é baseada em uma blockchain privada e utiliza o Proof of Authority com trabalho útil de inteligência artificial como um de seus mecanismos de consenso. Ela é projetada para oferecer escalabilidade ilimitada, velocidades de transação rápidas e é amiga do meio ambiente, com zero emissões de carbono. Para saber mais sobre a Nucoin da NuGenesis, acesse a página da criptomoeda.

Como o Nucoin funciona?

O Nucoin usa um mecanismo de consenso de proof of authority (PoA) em que um seleto grupo de participantes valida as transações da rede usando a sua credibilidade. Inicialmente, o Nubank será o único validador da rede, mas gradativamente, irá incluir outros validadores profissionais na mesma. Em geral, o PoA é bastante escalável e sustentável, pois exige menor consumo de energia para processar as transações. Para que você tenha uma ideia, a rede que vai sustentar a Nucoin pode processar até 15 milhões de transações por segundo com um tempo de 1 segundo por bloco.

Quem vai receber os Nucoins?

De acordo com o Nubank, os Nucoins serão distribuídos para todos os clientes que cumulativamente:

  • Possuem conta no banco digital aqui no Brasil
  • Possuem conta na modalidade pessoa física;
  • Tenham mais de 18 anos e morem aqui no país.

Além de cumprir os requisitos, os clientes interessados precisam se inscrever no programa de recompensas da moeda digital, disponível no app do banco. Por sua vez, quem não quiser mais participar da rede, poderá vender suas moedas digitais. Por sua vez, a quantidade inicial de moedas a ser distribuída vai variar de acordo com o nível de relacionamento do cliente com o banco, e não será inferior a 50 moedas. Confira os critérios que serão utilizados para distribuição inicial das moedas pelo Nubank:

  • Tempo de relacionamento com o Nubank;
  • Clientes que recomendaram o Nubank;
  • Clientes que participação da NuCommunity;
  • Clientes que participam da comunidade fechada do Nucoin.

Quais são os níveis do Nucoin?

O Nucoin (NCN) terá sete níveis e os clientes que alcançarem os níveis mais altos, terão mais moedas digitais e poderão aproveitar os melhores benefícios. Para mudar de nível, os clientes precisam manter suas moedas congeladas por no mínimo 6 meses (enquanto estiverem congeladas, as moedas não poderão ser vendidas ou utilizadas para resgatar prêmios). Confira os 7 níveis: niveis-beneficios-nucoin

Qual o valor do Nucoin?

O preço do Nucoin varia de acordo com a lei da oferta e demanda, assim como ocorre com outros tokens e criptomoedas. Serão disponibilizadas no mercado (de forma gradativa), 100 bilhões unidades da moeda. Esse volume é fixo e já está definido, ou seja, não será possível minerar Nucoins.

Quanto vale 1 NCN?

O valor exato de 1 Nucoin (NCN) ainda não pode ser determinado. O preço do Nucoin irá depender da oferta e a demanda quando a opção de compra e venda estiver disponível. Portanto, é impossível fornecer um valor específico para 1 NCN neste momento.

Para saber mais sobre esse e outros ativos do mercado financeiro, acesse a área de criptomoedas do Investidor10! Siga o Investidor 10 nas redes sociais!