O Buy and Hold, ou comprar e manter, é uma estratégia de investimento muito usada por grandes players do mercado financeiro, por exemplo, George Soros e Warren Buffett.

Mas, por que será que essa estratégia é tão eficiente se a moda atual é trabalhar por Day Trade?

Caso você queira saber por que o Buy and Hold pode te levar de um mero especulador a um bilionário de sucesso, confira mais detalhes a seguir!

O que significa Buy and Hold nos investimentos?

Utilizar a estratégia de investimento Buy and Hold é o começo ideal para aqueles que estão se inserindo no mundo dos investimentos. 

De forma simplificada, o Buy and Hold é uma estratégia para investir para o longo prazo, consistindo em comprar ações e, posteriormente, manter a sua compra recolhendo apenas os dividendos. 

Para entender melhor, muitas pessoas gostam de associar o Buy and Hold ao casamento. Ao comprar ações de determinada empresa, você estará se “casando” com ela. Como resultado, o ato de comprar uma ação e mantê-la é algo que pode durar anos. 

É bastante comum que os investidores adquiram os ativos e apenas recolham os lucros desses ativos.

Porém, somente comprar uma ação e deixá-la parada por muito não é tão fácil quanto parece. Para os investidores que decidem adotar essa estratégia, saiba ser necessário haver uma previsão futurística extremamente qualificada para acertar.

Ao considerar investir a longo prazo, acreditará no potencial de valorização daquela empresa desconsiderando a volatilidade, característica dos investimentos de curto prazo. 

Caso não tenha certeza se essa estratégia é realmente eficiente, saiba que grandes ícones do mercado financeiro a utilizam, por exemplo, o megainvestidor Warren Buffett.

Atualmente, seu patrimônio líquido é avaliado em 102,8 bilhões de dólares e, mesmo assim, ainda segue aplicando no Buy and Hold. 

Buy and hold é uma estratégia de longo prazo. Você planta hoje para colher seus frutos no futuro.
Buy and hold é uma estratégia de longo prazo. Você planta hoje para colher seus frutos no futuro. Foto por Freepik

Como funciona essa estratégia de Buy and Hold?

Primeiramente, compreenda que os investidores que decidem adotar o Buy and Hold são adeptos a denominada análise fundamentalista

Em suma, análise fundamentalista é aquela em que o indivíduo escolherá, segundo critérios próprios, quais ações são mais adequadas para investir. 

Nesse momento, conseguimos desmistificar uma grande confusão que é feita acerca do Buy and Hold.

Buy and Hold NÃO é comprar ações aleatórias e cruzar os dedos, esperando que tudo saia bem!

O Buy and Hold funciona aplicando a análise fundamentalista, de modo a escolher as melhores ações e, posteriormente, começar a investir. 

Em segundo lugar, precisamos diferenciar o ‘buy’ (comprar) de ‘forget’ (esquecer). 

A estratégia de investimento Buy and Hold é pensada para investimentos a longo prazo. Mas, essa estratégia também implica na reavaliação, de tempos em tempos, dos lucros e da carteira. 

Como pode perceber, não basta investir em uma boa ação e esquecê-la. 

Mas, por que eu devo reavaliar?

Caso a empresa atinja a valorização máxima esperada ou caso essa mesma empresa se aproxime da valorização mínima, você terá que se desfazer dos seus papéis. 

Viu só? Se ficar sempre de olho em sua carteira de ações conseguirá fazer isso facilmente.

Na prática, como funciona o Buy and Hold?

  1. Você irá estudar bastante sobre essa estratégia e o mercado de ações;
  2. Fará uma pesquisa de mercado, com o intuito de escolher a melhor empresa e adquirir as ações daquela com maior potencial de valorização de longo prazo;
  3. Efetuará a compra do ativo;
  4. Reavaliará, de tempos em tempos, se os lucros e a valorização estão saindo como o esperado. 
Reavaliar periodicamente a carteira de investimento é uma atividade necessária para todos os holders
Reavaliar periodicamente a carteira de investimento é uma atividade necessária para todos os holders. Foto por Freepik

Quais as vantagens dessa estratégia de investimento?

A primeira das vantagens do Buy and Hold é permitir ao investidor esquecer do dinheiro e ficar parcialmente imune das oscilações do mercado. 

Na verdade, muitos indivíduos acabam não se arriscando no mundo dos investimentos, devido à alta volatilidade nesse meio. Para investidores iniciantes, isso pode ser um grande infortúnio. 

Por isso, ao investir para longo prazo com o Buy and Hold essas oscilações deixam de ser importantes. 

Ademais, outra vantagem do Buy and Hold é minimizar os gastos com impostos, corretagem e emolumentos. Para investidores que utilizam essa estratégia, pode ser vendido até R$ 20.000,00 por mês sem precisar pagar impostos. Valores superiores a esse incidem tributação.

O Buy and Hold também permite otimizar o tempo do investidor. Afinal, nessa estratégia não há necessidade de acompanhar todas as oscilações e alterações do mercado financeiro. 

Ao otimizar o tempo, o investidor pode se dedicar a outras atividades e, inclusive, trabalhar melhor em outros ativos de sua carteira de investimentos

Outra grande vantagem do Buy and Hold é proporcionar uma análise com maior qualidade. 

Isso está atrelado diretamente a utilização da análise fundamentalista. O planejamento e análise para os Holders é de suma importância, fazendo com que, em muitos casos, eles tenham os melhores resultados na Bolsa de Valores

Por último, gostaríamos de destacar que o Buy and Hold oferece menores riscos aos investidores. 

Apesar de ainda pertencer à categoria da renda variável, o Buy and Hold é bem menos arriscado que o Day Trade, por exemplo. 

E as desvantagens?

A principal desvantagem do Buy and Hold é a necessidade de que o investidor estude muito. 

De modo geral, o estudo para essa estratégia de investimento é indispensável. Apenas estudando muito o investidor conseguirá analisar o mercado, fazer uma boa pesquisa e escolher a melhor empresa para adquirir as ações. Além disso, o estudo será bastante importante para a etapa de reavaliação. 

Conseguir analisar a própria carteira e a empresa escolhida é um conhecimento que apenas a teoria (por meio dos estudos) unida a prática (por meio da experiência no Buy and Hold) lhe ensinará. 

Por isso, a grande exigência técnica pode acabar desanimando alguns. 

Outra desvantagem do Buy and Hold é a exigência de que o investidor seja disciplinado, paciente e “sangue-frio”. Caso as ações caiam, será necessário ter sabedoria para acreditar em sua análise e esperá-las subir novamente. 

No que concerne a disciplina, os aportes do investidor serão mensais, como se estivesse colocando na poupança. Assim, pode ser que pessoas sem foco achem esse método de investimento ruim.

Para qual perfil de investidor essa estratégia é indicada?

Na renda variável, o investidor estará exposto a investimentos que podem perder ou ganhar valor com grande velocidade. Por isso, ao investir não há como prever qual será o valor recebido futuramente.

Todavia, mesmo que o Buy and Hold pertença à classe da renda variável, por ser uma estratégia de investimento para longo prazo confere maior segurança ao investidor. 

Então, qual o perfil de investidor para o Buy and Hold?

A resposta é: o Buy and Hold pode atender a todos os perfis. Tantos investidores conservadores (que prezam pela segurança) quanto investidores arrojados (que gostam de se arriscar) podem usar o Buy and Hold como estratégia de investimento.

Contudo, o perfil ideal é o moderado, ou seja, o investidor que, apesar de estar disposto a correr alguns riscos, também está disposto a mudar suas estratégias por segurança.

Como montar uma carteira de investimento em ações para o longo prazo?

Mesmo sabendo que o método Buy and Hold pode ser benéfico na sua expansão da carteira de investimentos, sempre é bom analisar como fazer isso, na prática.

Por isso, confira o passo a passo a seguir:

  • Faça a análise completa da empresa: um grave erro cometido por investidores iniciantes é olhar apenas os números, ou seja, os dividendos. Além de olhar os dividendos dos últimos meses e anos, observe também o restante da empresa, bem como o Payout e o DY (Dividend Yield);
  • Compreenda a política de pagamentos da empresa: isso é importante para que você consiga se planejar e montar uma carteira que ofereça dividendos regularmente;
  • A carteira precisa ser pensada para longo prazo: sua carteira deve ter a margem de estabilidade;
  • Faça a escolha correta da empresa: a empresa, além de oferecer lucros a curto prazo, precisa oferecer um futuro promissor, ou seja, apresentar potencial de valorização. 
Buy and Hold demanda bastante estudo, discplina e paciência.
Buy and Hold demanda bastante estudo, disciplina e paciência. Foto por Freepik

Livros para estudar sobre a estratégia Buy and Hold

Nós já havíamos conversado sobre a importância dos estudos nessa estratégia de investimento. 

Além de ler artigos na internet e fazer cursos, realizar a leitura de livros será de grande valor intelectual para que você aprenda a investir, escolha as melhores ações e selecione a empresa com sabedoria. 

Nesse sentido, separamos três livros para você. Lembrando que, alguns deles, abordam o Buy and Hold, ao passo que outros trabalharão com a análise técnica:

  1. Investindo em Ações no Longo Prazo – por Jeremy J. Siegel: esse livro, cuja linguagem é simples, fácil e nada técnica, demonstrará os resultados de um estudo feito nos Estados Unidos. Em tal pesquisa, foram analisadas como as ações se comportavam a longo prazo (considerando o tempo de 200 anos);
  2. O jeito Warren Buffett de investir – por Robert G. Hagstrom: apesar desse livro também contar a história de vida de Buffett, a obra aborda a forma que esse investidor compreende e analisa o mundo dos investimentos. Assim, para investidores que estão começando e precisam de uma figura para se inspirar, não há ninguém melhor que Warren Buffett;
  3. Aprenda a operar no mercado de ações – por Dr. Alexander Elder: neste livro, o psiquiatra Dr. Alexander Elder mostrará sua visão sobre a especulação no mercado e, principalmente, quais estratégias utilizadas ao investir para longo prazo. Esse psiquiatra é bastante conhecido por deixar esta profissão e migrar para o mercado financeiro. 

Conclusão

Finalmente, chegamos ao final do nosso artigo sobre Buy and Hold. 

Entendemos o que é Buy and Hold, como comprar ações Buy and Hold, as vantagens e desvantagens. 

Como você pode perceber, esse mercado não possui grandes complexidades. O desafio reside em estudar bastante e se aprofundar nas técnicas, análises e estratégias. 

Comece lendo um desses livros indicados. Todos são escritos em uma linguagem fácil e acessível, sendo para quem deseja se inspirar e quer começar nesse ramo. 

Quer aprender a fazer seu dinheiro trabalhar por você? Então, conheça o nosso curso completo de Buy and Hold para investir em ações e fundos imobiliários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui