No momento em que vivemos tempos de tensão em larga escala devido ao avanço de uma pandemia global, surge um movimento diferente do tradicional. Chama a atenção, principalmente pela quebra de um paradigma: o crescente número de pessoas físicas se expondo ao mercado de renda variável, em plena crise. 

Ao refletirmos sobre os motivos de tal movimento, vemos que está havendo uma desmistificação massiva sobre a realidade que envolve o universo da bolsa de valores. Uma conscientização mais popular do que se imagina.

Medo da bolsa?

Desmistificando a bolsa de valores em plena crise
Bolsa de valores – Foto: Freepik

Os mitos históricos de que “bolsa de valores é cassino”, ou “só com muito dinheiro se investe em ações”, por exemplo, estão caindo por terra. Temos uma série de fatores relevantes na atualidade mudando essa visão um tanto equivocada. A popularização dos educadores financeiros e o fácil acesso à informação, por exemplo, são pontos a serem observados nesse movimento. Atualmente a tendência de queda na taxa de juros faz com que a tradicional poupança vá gradativamente perdendo sua força, sem repor sequer a inflação. Essas novidades estão levando uma quantidade cada vez maior de pessoas a buscarem educação financeira, servindo como base para ganhos maiores ou mesmo mais justos.

Investimentos x Realidade

Desmistificando a bolsa de valores em plena crise
Bolsa de valores – Foto: Freepik

A verdade que está vindo à tona é que o mundo dos investimentos acolhe a todos, independente do perfil, da renda, da estratégia. Os avanços tecnológicos proporcionam informações precisas, em tempo real, que são transformadas em oportunidades mesmo que através da tela do celular, na palma da mão. Surgem oportunidades de rendimentos em diversas frentes: seja nas arriscadas operações de Day Trade, seja através do sonhado enriquecimento proporcionado por ações de crescimento, ou mesmo daquela popular e clássica renda passiva proveniente de aluguéis, replicada através dos fundos imobiliários. Tudo isso sendo possível mesmo com pouco capital.

Vivemos um momento histórico, ímpar, onde a cada mês um novo recorde de investidores na bolsa de valores é revelado. Esse movimento pode beneficiar todas as partes envolvidas, gerando uma infindável busca por educação. Esse conhecimento teórico e prático proporcionará cada vez mais confiança aos iniciantes no mundo dos investimentos.