Todo investidor quer saber como não perder dinheiro ao investir. No entanto, a maioria deles encara o investimento como uma aposta na sorte.

A verdade é que para ser capaz de ter ganhos consistentes com os seus investimentos, é necessário saber o que se está fazendo, o requer estudo e dedicação.

Foi pensando nisso que hoje o Investidor 10 decidiu separar 7 dicas muito importantes para ajudar você a não perder o seu dinheiro em um investimento.

1. Conheça o seu perfil de investidor

Como não perder dinheiro ao investir: A primeira coisa que deve ser considerada para aprender a como não perder dinheiro ao investir, é ter conhecimento sobre o seu próprio perfil de investidor.

Existem três perfis de investidor comumente utilizados por especialistas, são eles:

  • Investidor conservador: Aquele prefere fazer investimentos com maior previsibilidade, segurança e menor rentabilidade, como renda fixa;
  • Investidor moderado: Este investidor mistura investimentos em renda fixa e renda variável para ter uma maior rentabilidade;
  • Investidor arrojado: Gosta de oportunidades de risco que podem lhe proporcionar maiores ganhos e não tem medo de perder dinheiro.

Um investidor com um perfil conservador, por exemplo, pode ter problemas caso decida investir em uma oportunidade de investimento recomendado para investidores arrojados.

Este investidor, que não está preparado psicologicamente para lidar com volatilidade com seu dinheiro, corre o risco de botar os pés pelas mãos e perder dinheiro.

2. Diversifique os seus investimentos

2. Diversifique os seus investimentos
Homem arrumado sorrindo. Foto Freepik

Como não perder dinheiro ao investir: Um dos principais erros de investidores iniciantes, ou mesmo aqueles que já tem alguma experiência, é colocar todo o seu dinheiro em um único tipo de investimento.

Por isso, uma das principais dicas sobre como não perder dinheiro ao investir, é sempre usar a estratégia de diversificação. Isso significa ter investimentos em áreas diferentes.

Uma composição de carteira comum de investidores profissionais é a seguinte:  25% em ações, 25% em títulos de renda fixa, 25% em moeda estrangeira e 25% em criptomoedas.

Evidentemente que isso não é uma fórmula exata. Cada investidor pode repartir seus investimentos como melhor achar adequado, dependendo do seu perfil.

Geralmente investidores arrojados tem uma boa parte dos seus investimentos em renda variável, enquanto os investidores conservadores focam em renda fixa. Avalie sua situação.

3. Analise bem as oportunidades de investimento

Como não perder dinheiro ao investir: Cada investimento tem as suas próprias características e regras. Analisar bem todas as suas condições é essencial. Entre as principais questões a se analisar, estão:

  • Incidência de impostos e taxas sobre as operações de compra e venda;
  • Data mínima para resgate do valor aportado, se houver;
  • A rentabilidade esperada em um determinado período de tempo;
  • Quais são as condições do mercado;
  • Quem está por trás da administração do investimento.

Ao obter respostas satisfatórias a esses questionamentos, o investidor saberá um dos principais princípios sobre como não perder dinheiro ao investir.

Como não perder dinheiro ao investir? Confira 7 dicas
Mulher arrumada. Foto Freepik

4. Invista naquilo que você entende

Como não perder dinheiro ao investir: A quantidade de oportunidades de investimento é muito grande e variada. Você pode investir em ações, índices, startups, criptomoedas, ETFs, fundos, moeda estrangeira e etc.

O que o investidor deve pensar para entender como não perder dinheiro ao investir, é se ele está investindo o seu dinheiro em algo que ele realmente entende.

Um dos principais erros de investidores iniciantes é aportar recursos financeiros em investimentos que eles não fazem a menor ideia de como funcionam.

Cada investimento funciona de uma forma diferente, são dependentes de fatores de mercado diferentes e, por isso, é necessário ter o mínimo de entendimento sobre eles.

Investir cegamente se baseando na indicação de amigos ou de outros investidores quase sempre é uma péssima forma de aplicar o seu próprio dinheiro.

Estude sobre aquilo que você tem intenção de colocar o seu dinheiro. Entenda como o investimento funciona antes de se arriscar.

5. Não acredite em promessas de rendimento milagrosas

5. Não acredite em promessas de rendimento milagrosas
Homem arrumado jogo dinheiro pra cima. Foto Freepik

Uma das dicas principais de como não perder dinheiro ao investir, é sempre se lembrar de que ninguém pode prometer um retorno milagroso em pouco tempo.

Em 99% das situações trata-se de uma cilada, de alguém ou de alguma instituição querendo enganar o investidor incauta e despreparado.

Investir requer muito conhecimento e prática. Mesmo os investimentos com maior volatilidade e que podem crescer rapidamente não podem ser vendidos como promessas.

Ao investir qualquer quantidade de dinheiro, o investidor deve ter em mente que ele sempre está sujeito a ter prejuízos. Imprevistos são comuns no mercado financeiro.

6. Tenha uma reserva para eventualidades

Como dissemos no subtítulo anterior, imprevistos podem acontecer. Por isso mesmo é muito importante ter uma reserva preparada para eventualidades.

Lembre-se que empresas podem falir, e elas virão à falência eventualmente. Investimentos podem dar errado e o investidor pode não ter como recuperar o dinheiro aplicado.

Justamente por isso que ter todo o seu dinheiro aplicado em único lugar pode ser uma ideia ruim. Mas no geral, a dica é sempre ter uma reserva alocada em um ativo mais estável.

Alguns investidores gostam de ter uma parte do seu dinheiro aplicado em ouro. Outros preferem deixar no banco mesmo, rendendo em algum tipo de poupança.

Entretanto, é sempre bom ficar de olho no nível da inflação, para se certificar de que o dinheiro guardado não está rendendo menos do que poderia render.

7. Não pare de estudar

Por fim, a dica mais importante de todas para entender finalmente como não perder dinheiro ao investir: estude. Não pare de estudar sobre investimentos.

Por meio do estudo e da aquisição de conhecimento um investidor conservador pode se tornar arrojado, por exemplo. Perder o medo de investir é consequência do estudo.

Com conhecimento sobre como analisar empresas, por exemplo, é possível descobrir grandes oportunidades para ganhar ainda mais dinheiro.

Aqueles investidores que sabem como funciona a análise fundamentalista ou a análise técnica de ações são muito mais preparados que os que não entendem.

Quem está sempre estudando sobre investimentos, também sabe como aplicar o seu dinheiro de forma que ele consiga superar a inflação e esteja protegido contra imprevistos.

O mercado financeiro é dinâmico e está sempre sofrendo alterações. Novos investimentos ou novas regras são criadas a todo momento. Estar atualizado é fundamental.

Quer saber mais sobre como não perder dinheiro ao investir? Então continue acompanhando o conteúdo do Investidor 10.