Carteira de iniciante (acumulação em ETF)
Estou iniciando uma carteira pensando em acumulação (período de 25 ~ 30 anos).
Gostaria de opiniões, por gentileza:
35% VWRA11
20% QLBR11
15% IMAB11
15% B5P211
10% IPCA + (já tinha comprado um ipca+ 2032)
5% CDB (já tenho um pouco em um CDB 130% CDI que está travado até 2028 - já decidi não investir mais nesse).
Minhas dúvidas principais:
20% em QLBR11 é concentração demais no Brasil? Estou em dúvida se deveria adicionar UTLL11.
Parar de investir em IPCA + e deixar tudo em IMAB11 e B5P211 faz sentido?
Aceito outras sugestões também!
Obs: reserva de emergência em CDB 100% CDI de liquidez diária
Obs2: a ideia é deixar o IPCA+ e o CDB até a data de vencimento depois realocar.
Obs3:Vi em um comentário aqui na comunidade indicação de perguntar para o Gemini. A recomendação foi WRA11 45%, IMAB11 25%, QLBR11 15%, B5P211 15%. (Também mantendo o IPCA + e o CDB que comentei anteriormente até o vencimento).
O que acham dessa opção de estar mais exposta a ETFs internacionais?
Oi, Paula. Que carteira bem enxuta e trabalhada. ETFs são ótimos para isso, né?!
Eu gostaria de ver esse seu portfólio diretamente exposto ao dólar. O que vc acha sobre?
Falando nisso, veja a minha carteira e deixe uma dúvida ou um comentário.
https://investidor10.com.br/comunidade/geral/carteira-na-casa-dos-100k-duvidas-feedbacks-analises-e-resenha-173150/
Eu pretendo me expor ao dólar quando conseguir aportar um valor mensal maior, por conta das taxas e tudo mais.
Obrigada pelo comentário! Vou olhar a sua também.
Paula, na NOMAD é possível investir com 300 reais. Eu super indico. Há outras também, eu ouço falar da Quantfury, mas tenho um pouco de medo. Pesquise sobre, é a mais barata que tem, mas eu não confio, por enquanto. Muito sucesso pra sua jornada de investimentos.
Olá, Paula! Parabéns pela estrutura da sua carteira. Para um horizonte de 25 a 30 anos, ter um portfólio baseado em ETFs e focado em simplicidade é uma das decisões mais inteligentes para evitar o ruído do mercado e manter a disciplina.
Sobre as suas dúvidas principais:
Concentração no Brasil (QLBR11): Sim, 20% em QLBR11 somados a 40% em Renda Fixa brasileira (IMAB11 + B5P211 + IPCA+ + CDB) significam que mais de 60% do seu patrimônio fica atrelado ao risco fiscal/cambial do Brasil. Elevar a exposição internacional (como no VWRA11) para 45%–50% faz muito sentido para proteção patrimonial de longo prazo. O VWRA11 dá acesso ao mercado global neutro.
IPCA+ vs. ETFs de Renda Fixa (IMAB11 / B5P211): Deixar o IPCA+ 2032 e o CDB irem até o vencimento é a decisão correta para evitar marcação a mercado ou perda de liquidez. Para novos aportes, focar em B5P211 (menor volatilidade e prazos mais curtos) e IMAB11 (duração ampla) simplifica imensamente a sua gestão, pois eles reinvestem os cupons automaticamente sem prazo de vencimento.
Sobre adicionar UTLL11: Se o seu objetivo é manter a carteira enxuta (o que é ótimo), adicionar mais um ETF setorial pode pulverizar sem necessidade. O QLBR11 ou o próprio mercado amplo já possuem peso substancial em utilities e empresas pagadoras de dividendos no Brasil.
A sugestão de alocação que citou (45% VWRA11, 25% IMAB11/B5P211, 15% QLBR11) está muito bem equilibrada para a fase de acumulação pura.
Bons investimentos e excelente jornada de longo prazo
Edinei, muito obrigada pela resposta e ajuda!!
Gostei da distribuição, a minha carteira focada em Etfs está parecida: 40%VWRA11, 20%BTER11, 25%IMAB11, 10%AUPO11 E 5%HODL11 ( talvez eu diminua hodl11 para 2,5% para me expor menos em bitcoin). Fora uma quantia que tenho na caixinha para reserva rendendo 115%CDI.
Obrigada pela resposta!
Gostei da sua carteira também! Ainda não estou pronta pra me expor ao bitcoin, mas gosto do HODL11.
Vi que foi lançado o MUND11 e estou dando uma estuda entre ele o VWRA11.
Oque faz repushar adesão destrangulada ?
Não entendi
Estude Ray Dalio e seu portfólio All Weather. É a melhor forma de entender os investimentos e montar sua carteira. Boa sorte!