O índice Financeiro (IFNC) traz a performance média dos intermediários financeiros, das empresas que prestam serviços financeiros dos mais diversos e também que atuam nos segmentos de previdência e seguros.
Além das atividades compreenderem as descrições apresentadas é necessário também que as ações e units estejam entre os 99% mais negociados no período de vigência de três carteiras anteriores. Paralelo a isso e durante o mesmo prazo os ativos devem apresentar uma presença em 95% dos pregões.
Este é um índice que representa grande fatia de capitalização da bolsa brasileira, é também visto como um setor muito sólido devido a forma com que as empresas (que estão na carteira teórica) se comportaram durante diversos choques econômicos e/ou políticos.
Para os investidores de uma forma geral, trata-se de um setor muito resiliente e sólido, essa forma de enxergar este setor brasileiro é global já que, em especial os grandes bancos brasileiros, são muito apreciados em grandes fundos estrangeiros que quando estão posicionados em ações brasileiras raramente não possuem ao menos uma grande instituição abarcada por este índice em seu portfólio.
O setor tem suas especialidades que devem ser estudadas pelos investidores, mesmo apresentando tanta solidez os maiores casos de “surpresas” vêm deste setor, principalmente nos mercados internacionais.
No Brasil as autoridades responsáveis por coordenar e monitorar vem historicamente apresentando um bom trabalho, O setor financeiro brasileiro quando comparado com empresas do mesmo setor ao redor do mundo é considerado um modelo sob diversos aspectos de segurança e regulação.
Internamente a dinâmica das instituições financeiras vem se alterando bruscamente com medidas para maior competitividade e concorrência adotadas pelos órgãos federais reguladores e também uma forte atuação das empresas “tech”.
O INFC reflete tanto a cotação das ações presentes na carteira do índice quanto os dividendos distribuídos pelos ativos que a compõem. Ao índice que representa tanto as cotações das ações quanto o retorno que as ações proporcionam em formas de dividendos e juros sobre o capital próprio damos o nome de índice retorno total, como é o caso do INFC.