IVVB11 é um ETF que busca obter desempenho igual ou superior ao da carteira de ativos do S&P 500, o índice mais importante do mercado de ações dos Estados Unidos.
Para obter esse desempenho, o fundo investe no mínimo 95% de seu patrimônio em ações do S&P 500 em qualquer proporção.
O índice S&P 500 é um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica calculada pela Standard & Poor’s, voltado ao setor de mercado de grande capitalização.
A Standard & Poor’s, por meio de seu comitê de índices, prevê a definição dos pesos de cada ativo por meio do cálculo da capitalização de mercado dos componentes individuais do índice, ajustada por um fator que considera parte das ações efetivamente negociadas no mercado de bolsa (free float).
O IVVB11 permite aos investidores investir indiretamente nas 500 maiores companhias abertas do mercado de ações norte americano.
Para participar do índice S&P500 e consequentemente do IVVB11, as ações devem atender, dentre outros aos seguintes critérios:
Capitalização de Mercado: A capitalização de mercado não ajustada deve ser superior a US$ 4.600.000.000,00 (quatro bilhões e seiscentos milhões de Dólares).
Liquidez: A liquidez do ativo deve ser considerada adequada e a preço razoável, sendo que a razão entre (i) o valor anual negociado em Dólares e (ii) a variação da capitalização ajustada do mercado deve ser maior ou igual a 1 observado o número mínimo de 250 mil ações negociadas em cada um dos 6 (seis) meses anteriores à data de avaliação.
Domicílio: Para compor o índice, as empresas precisam ter domicílio principal nos Estados Unidos e ações negociadas na NASDAQ e/ou NYSE.
Governança: a estrutura de governança corporativa do Emissor deve ser compatível com as práticas norte-americanas.
Ações em Poder do Público: Do total de ações emitidas, pelo menos 50% deve estar em poder do público.
Tratamento de Ofertas Públicas Iniciais: Para os Emissores serem considerados passíveis de inclusão no Índice, suas ofertas públicas iniciais (IPOs)deverão ter ocorrido com antecedência de no mínimo 6 meses.
O IVVB11 é administrado pelo Banco BNP Paribas Brasil S.A., tendo como gestora a BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda.
Dentre as companhias que marcam presença no IVVB11 estão aquelas com maior participação na Bolsa de Valores Americana, incluindo Apple, Facebook, Amazon, Tesla e Google.
Vale destacar que embora o IVVB11 realize aplicações seguindo o S&P 500, algumas variações entre as carteiras podem acontecer com o objetivo de aumentar o retorno do ETF.