A Almeida Junior Shopping Centers é uma empresa do ramo imobiliário focada na construção e administração de Shopping Centers, com sede na cidade de São José, SC.
A empresa nasceu em 1980, focando a sua expansão no estado de Santa Catarina, a ponto de se tornar a maior empresa de Shopping Centers da região Sul.
No estado de Santa Catarina a empresa detém 71% de Market Share, sendo a líder incontestável do segmento.
Ao todo a Almeida júnior controla e administra os seguintes Shoppings:
- Balneário Shopping;
- Continente Shopping;
- Garten Shopping;
- Nações Shopping;
- Neumarkt Shopping;
- Norte Shopping.
Com estas opções de shoppings em seu portfólio a empresa consegue alcançar quase 5 milhões de pessoas apenas em Santa Catarina.
Ao todo são mais de 1600 lojas instaladas nos empreendimentos da empresa, oferecendo pelo menos 9200 vagas de estacionamento e uma área bruta locável de 223 mil m³.
Vale destacar que todos os Shoppings da empresa contam com lojas de grandes marcas, opções de lazer, como cinemas e espaços para crianças e praças de alimentação.
História
A Almeida Junior Shopping Centers foi fundada no ano de 1980, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, pelo empresário Jaimes Almeida Júnior.
No início a empresa atuava no ramo imobiliário, focando em empreendimentos residenciais no Vale do Itajaí. Apenas nos anos 90 que ela entraria no ramo de Shopping Centers.
Nessa década a empresa mudou a sua denominação para Almeida Junior Invest Negócios Imobiliários, inaugurando o seu primeiro Shopping em 1993, o Neumarkt Shopping.
Ao final da década eles tentaram se aventurar em outro estado, inaugurando, o Santa Úrsula Shopping, na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.
Ao chegarem no novo milênio, a empresa começou a passar por um rápido processo de expansão, culminando no lançamento do Balneário Shopping, em SC.
Esse Shopping, localizado no Balneário Camboriú foi considerado um modelo de sucesso para a empresa, atraindo marcas nacionais e internacionais para a região.
A partir de 2008 a empresa passou a utilizar a estratégia de concentração geográfica, o que levou a venda do Santa Úrsula Shopping e a criação do Garten Shopping, em 2010.
No ano de 2011 a empresa trocou seu nome mais uma vez, agora se denominando Almeida Junior Shopping Centers, marca que mantém até hoje.
Ainda neste ano houve mais um grande marco para a empresa, que foi o investimento do grupo australiano Westfield Shopping Center, que passou a controlar 50% da empresa.
Nos anos seguintes, até por volta de 2016, a Almeida Junior Shopping Centers continuou sua expansão no estado de Santa Catarina inaugurando novos shoppings.
Como parte de sua estratégia, a empresa resolveu recomprar a participação do grupo australiano, voltando a ser 100% gerida pelo seu sócio fundador.
Por fim, no ano de 2020 a empresa começou a concatenar seus planos para abrir capital, culminando no lançamento de seu prospecto em 2021.
Informações Complementares
A empresa ALMEIDA JUNIOR, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ -, tendo um patrimônio de R$ -.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Financeiro e no segmento Exploração de Imóveis.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ -, que gerou um prejuízo no valor de R$ -.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -, um P/VP de - e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos