CMIG3: Bom dia
Na minha carteira possuo CMIG4, EGIE3, EQTL3 e ISAE4, poderiam me auxiliar se essas empresas são suficientes no que se refere a diversificação ou deveria retirar e incluir outra ação mais conveniente?
Obrigado.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?
Diversificação seria setores diferentes, no caso vc esta com 4 empresas do mesmo setor eletrico
Tá tudo no mesmo SETOR de Energia. Se sair uma LEI que prejudique o setor você fica travado.
Procure manter elas, mas a partir de agora, comprar 1 ou 2 empresas de casa setor do BEST(Bancos, Energia, Saneamento, Telecomunicação) procurando pelas que pagam melhores dividendos, com dívida baixa e preço atual abaixo do preço teto. Isso te dá uma margem de segurança.
Boa sorte... O importante é começar.. mas são ótimas empresa (em particular)
Conheça o canal do LÉO ALVES, geração de dividendos. Vai te ajudar muitoooooooooo
Se você se refere ao setor, no meu ponto de vista está mais do que suficiente, olhando para o setor escolheria uma pública e uma estatal. Se o seu portfólio de ações está se limitando apenas ao setor elétrico, cuidado! Qualquer mudança de legislação, decisão política ou da ANEEL, por exemplo, pode prejudicar sua carteira. Diversifique entre os setores. Setor de energia elétrica é muito perene, mas até dentro do próprio setor existe diferentes tipos de oportunidade, geração, transmissão e distribuição. Equilibre sua carteira pensando nisso. Bons investimentos.
olho no tag along 0% do CMIG4
EQTL3 sem free float (risco de liquidez). Tô fora.....
Tua carteira carteira está focada em energia elétrica. Dessas eu tenho a Cmig e a Isae. Ótimas.
Eu acrescentaria ações de outros setores como bancos e seguradoras. BESST do Basin. Bancos, Energia, Seguradoras, Saneamento, Telecomunicações. Só não gosto muito das telecomunicações.... Sempre pode aparecer uma tecnologia nova disruptiva que muda tudo. Mas isso é coisa pessoal minha. 😅
Bom dia Kleber !
A quantidade de ativos em uma carteira depende de sua estratégia de investimento, na minha opinião não está errado ter mais de uma empresa de cada setor de sua preferência e sua estratégia, se vc já está diversificado siga em frente; agora se vc tem apenas essas 4 empresas na sua carteira, sugiro uma diversificação por setor de atuação das empresas. (Se vc busca dividendos mensais, sugiro que vc compre empresas que distribui dividendos trimestrais, aí umas 7 empresas descontadas na B3, já atendi essa demanda, só precisa alternar os meses de modo à atender o ano todo recebendo dividendos. (Setor: financeiro, elétrica, (papel e celulose), (indústria rodoviário), telecomunicações.)
Depende do valor do aporte que você faz por mês