Método Bazin: O que é? Como funciona?
Você já ouviu falar no Método Bazin?
Se você está investindo há um certo tempo, há grandes chances de você já conhecer o Método Bazin. Contudo, se você ainda não conhece esse método, não sabe como ele funciona e se vale ou não a pena segui-lo, este nosso conteúdo foi feito para você.
O que é o Método Bazin?
Começando pelo conceito base, para quem ainda não conhece, o Método Bazin é um método criado para selecionar ações que são boas pagadoras de dividendos.
Para quem é mais novo no mercado, vemos que essa prática de buscar por ativos que pagam bons dividendos é bem antiga e, para muitos investidores, é levada como uma filosofia de vida.
Isso acontece principalmente porque, quando você investe em ativos que pagam bons dividendos, você tende a ter ações lhe pagando proventos com frequência. Principalmente para quem sonha em se aposentar e viver dos dividendos, vemos que esse método pode ser uma boa pedida.
Quem foi o criador do Método Bazin?
Este foi um método criado por Décio Bazin.
Décio foi um jornalista e investidor que nasceu em 1931 e que, ao longo da sua vida, esteve muito presente no mercado - no caso, como jornalista econômico. No ramo literário, Bazin também fez muito sucesso, tendo produzido o livro "Faça Fortuna com Ações".
Em meio a isso, agora que você já sabe sobre o conceito do Método e um pouco da vida do seu criador, é importante saber os três principais pilares do método.
Quais são os três principais pilares do Método Bazin?
Assim como qualquer outro método, vemos que esta metodologia desenvolvida por Bazin é constituída por vários pilares, mas, dentre eles, vemos que três nos chamam muita atenção:
-
Endividamento;
-
Cash Yield;
-
Liquidez;
Começando pelo Endividamento, devemos desconsiderar aquelas empresas que estão super endividadas. No caso, para seguir a metodologia, é preciso que você escolha empresas com um endividamento moderado. Esse é um pilar primordial.
Além disso, é importantíssimo atentar-se a questão do Cash Yield. No caso, ele recomenda que você escolha por empresas que contam com um Dividend Yield de no mínimo 6% ao ano.
Por último, ele analisa também a Liquidez. Se a empresa tem um bom volume de negociações na Bolsa ou não.
Esses são os três pilares fundamentais do Método Bazin. Entretanto, para ter acesso ao método de forma completa, o ideal é ler o livro "Faça Fortuna com Ações" do Décio.
Qual melhor método para analisar ações?
Ao conhecer o Método Bazin, muitos podem questionar: "Ah, mas qual o melhor método para analisar ações?"
Bom, vemos que isso é algo extremamente relativo. Relativo porque, se pararmos para olhar, isso dependerá muito de investidor para investidor.
Para aqueles que priorizam dividendos, por exemplo, o Método Bazin pode ser levado como inspiração.
Mas, pegando outro caso, para quem prioriza ações com foco em variação, pode ser que o método não sirva tanto.
Sendo assim, tudo dependerá de investidor para investidor.
Vale a pena usar o Método Bazin?
Por último, comentando se vale ou não a pena aplicar este método, assim como havíamos destacado antes, vemos que isso depende de cada um. Se você considerar que a metodologia do Bazin encaixa na sua filosofia como investidor, excelente, foque nela.