P/L (Preço/Lucro): o que é esse indicador e como descobrir ações baratas
Você sabe o que é um PL? Ao longo deste nosso conteúdo, vamos te explicar o que é o PL e como você deve analisá-lo.
Para quem está começando agora a investidor no mercado de ações, conhecer bem o conceito de PL e saber como calculá-lo é algo importantíssimo para analisar uma boa empresa.
Entender bem o conceito é algo imprescindível para que você consiga interpretar o nosso ranking de ações com menores PLs.
O que é PL (Preço/Lucro)?
Começando pela definição, vemos que PL é um termo muito comentado no mercado financeiro e que, por incrível que pareça, é mais simples do que muitos imaginam.
De forma prática, PL significa preço/lucro.
Nesse caso, vemos que ele é calculado de forma que o preço seja dividido pelo lucro daquela ação a ser analisada.
Com isso, vemos que o PL costuma ser analisado para saber sobre o preço de uma ação - se ele está caro ou não.
Como calcular o PL?
Para conseguir calcular o PL de uma empresa, podemos considerar que você precisará de dois indicadores: Preço e o Lucro.
No caso, para fazer a conta do PL, devemos seguir esse cálculo:
$$ PL = \text{Preço da Ação} \times \frac{\text{Quantidade de Ações}}{\text{Lucro}} $$
Aqui, para exemplificarmos melhor esse cálculo, vamos calcular o P/L de PETR4.
Antes de fazer esse cálculo, é importantíssimo que você entenda que estamos pegando apenas um exemplo. Isso aqui não é uma recomendação de investimento.
Como primeira questão, precisamos pegar a cotação atual de PETR4. Nesse caso, vemos que no momento em que estamos produzindo este conteúdo, PETR4 está custando R$ 28,30.
Depois disso, precisamos ver quantas ações tem de PETR4. Desse modo, vemos que existem 13.044.500.000.
Assim, como primeira parte do cálculo, é preciso multiplicar a quantidade de ações pelo preço delas.
Então, o valor total ficaria em 369.159.350.000.
Após isso, para finalizar o cálculo do PL, precisamos dividir esse valor pelo lucro da empresa. No caso, o lucro da PETR4 nos últimos 12 meses foi de 176.491.000.000.
Lembrando que, dependendo do momento em que você estiver lendo este conteúdo, esses valores podem estar completamente diferentes. Isso aqui é só um exemplo.
Fazendo a divisão de 369.159.350.000 por 176.491.000.000 vamos chegar ao valor aproximado de 2,09.
Isso significa que o PL de PETR4 é 2,09.
Então, é assim que você deverá fazer o cálculo do P/L da ação que você está analisando.
O que é um bom PL?
Agora que você já sabe como calcular o PL, chegamos a um outro ponto importante: O que é um bom PL?
Isso é algo super polêmico e que deixa muitos investidores em dúvida. Pois bem, de forma prática, podemos considerar que não há um PL perfeito.
Existem empresas consideradas como excelente que contam com um PL alto, bem como existem outras empresas não tão boas que possuem um PL baixo.
Contudo, analisando por cima, podemos considerar que, entre os indicadores a serem analisados, o PL é um dos mais importantes. É preciso que você busque por empresas que contam com um PL baixo, mas que também possuem outros indicadores positivos.
O investidor deverá analisar as ações de modo em que elas contem com uma boa harmonia entre os indicadores. Não adianta um indicador ser bom, mas vários outros serem ruins.
Então, agora que você já sabe como analisar o PL, vale a pena calculá-lo na hora de analisar um ativo.
Conclusão
Pois bem, agora que você já sabe o que é PL, como calculá-lo e o que é um bom PL., recomendamos que você dê uma conferida no nosso ranking de ações com menores PLs. Esse é um ranking que desenvolvemos para que você consiga saber quais são os ativos com menores PLs da atualidade.