Tesouro Direto não paga IPCA+ 8%? Este CRA da Jalles sim

Renda fixa isenta de imposto no agronegócio supera com folga taxas dos títulos públicos

Author
Publicado em 13/09/2024 às 19:59h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 13/09/2024 às 19:59h Atualizado 1 mês atrás por Lucas Simões
Jalles Machado possui um canavial 100% próprio (Imagem: Divulgação)
Jalles Machado possui um canavial 100% próprio (Imagem: Divulgação)

📈 Historicamente, quando o Tesouro Direto oferece uma rentabilidade acima de IPCA+ 6% ao ano, é bem complicado que o Ibovespa supere o retorno da renda fixa até o seu vencimento. Agora imagina se o investidor tivesse a oportunidade de pegar títulos públicos pagando juros reais de 8% ao ano.

Embora a realidade do Tesouro IPCA+ 2035 seja mais modesta, com remuneração de 6,21% ao ano acima da inflação, os analistas do BB Investimento estão de olho no Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Jalles Machado (JALL15) que paga uma boa taxa de carrego.

Após a mordida do leão da Receita Federal, a rentabilidade do Tesouro Direto costuma ficar abaixo de IPCA+ 5,50% ao ano, mesmo que você tenha se travado com uma taxa bem acima de 6% ao ano acima da inflação, conforme cálculos da corretora.

Já o CRA da Jalles Machado oferece uma taxa de IPCA+ 6,71% ao ano, já isenta de cobranças, com preço indicativo de 1.023,39. Os preços e taxas indicativos consultados na Anbima nesta sexta-feira (13) podem não ser os mesmos praticados pelas corretoras devido à própria oferta e demanda e custos envolvidos.

➡️ Leia mais: Debêntures: Renda fixa sem IR pagando quase 13% ao ano até 2038

Vale a pena investir, mesmo com as queimadas nos canaviais?

Como uma produtora de açúcar e etanol, a Jalles Machado tem sido afetada pelas queimadas que atingem canaviais em diferentes regiões do país em setembro de 2024.

Do ponto de vista do investidor de renda fixa, os dados da Anbima revelam que a taxa de remuneração subiu de IPCA+ 6,60% na emissão para os atuais IPCA+ 6,71%, o que reflete a maior exigência de juros pelo investidor para que o mesmo se sinta confortável em emprestar o seu dinheiro à companhia.

"No primeiro trimestre do ano safra 2025, observamos uma tendência de recuperação nos preços do etanol, após uma safra 2023/24 desafiadora, com baixa paridade do etanol em relação à gasolina, e, por isso, a Jalles Machado tem adotado a estratégia de maior carrego de estoques de etanol para os próximos trimestres", explicam os analistas Viviane Silva, Melina Constantino e Fernando Cunha, em relatório.

Fora que uma das principais vantagens competitivas da companhia é possuir canavial 100% próprio, o que lhe permite fazer a gestão da matéria-prima (cana-de-açúcar) necessária em suas atividades industriais, mitigando riscos de suprimento e permitindo redução de custos de produção, o que leva à produtividade acima da média.

Apesar das ressalvas, o BB Investimentos reitera recomendação de compra ao CRA da Jalles Machado (JALL15), destacando sua nota de crédito (rating) 'AA+ estável' dada pela agência de classificação de risco Moody's.

Como funciona o CRA?

Os certificados de recebíveis do agronegócio da companhia têm o seu vencimento no dia 15 de maio de 2034. Até lá, esse título de renda fixa remunera os investidores com pagamentos de juros semestrais em maio e novembro.

🗓️ Já a partir de maio de 2032, os detentores do CRA começam a receber anualmente o dinheiro emprestado à produtora de açúcar e etanol.

Vale lembrar que os títulos de crédito privado (CRAs, CRIs e debêntures) não contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

JALL3

Jalles Machado
Cotação

R$ 6,17

Variação (12M)

-26,27 % Logo Jalles Machado

Margem Líquida

1,78 %

DY

1.1%

P/L

56,33

P/VP

0.9