Brasil ganha nova companhia aérea comercial; veja detalhes

Empresa deve iniciar operações ainda neste trimestre

Author
Publicado em 28/02/2025 às 11:37h - Atualizado Agora Publicado em 28/02/2025 às 11:37h Atualizado Agora por Wesley Santana
Avião da Avion Express no Vietnã (Imagem: Shutterstock)
Avião da Avion Express no Vietnã (Imagem: Shutterstock)

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou o funcionamento de uma nova companhia aérea comercial de passageiros no Brasil. Parte do grupo Avia Solutions, a nova empresa chama-se Avion Express Brasil.

✈️ A previsão para que a companhia aérea comece suas operações ainda neste primeiro trimestre de 2025. Os planos são de operar 10 aviões da Airbus A320 até o fim deste ano, conforme destacou a empresa.

A Avion Express é uma empresa situada na Lituana que tem foco no arrendamento de aeronaves. Ao todo, o grupo econômico tem mais de 200 aeronaves em todo o mundo, fornecendo também serviços de manutenção e reparo, além de treinamento para os funcionários.

No Brasil, a companhia recebeu o Certificado de Operador Aéreo, permitindo que ela ofereça aeronaves, tripulação, manutenção e seguros para um operador aéreo constante. Desta forma, uma empresa é responsável por fazer a rota, mas o serviço é feito pela Avion.

💰 Leia mais: Gestora americana aposta em emergentes e cita Brasil em carta

“Estamos prontos para fornecer às companhias aéreas brasileiras soluções de capacidade confiáveis ​​e econômicas, ajudando-as a gerenciar tanto a demanda de pico quanto as mudanças de mercado de forma eficiente”, disse Esteban Jauregui, CEO da Avion Express Brasil, em nota à imprensa.

Para a ANAC, a proposta da Avion é inovadora pois permite a otimização da gestão da demanda de passageiros. O órgão destacou que o modelo amplia as operações temporariamente em período de alta demanda, sobretudo em férias e eventos especiais.

“Para os passageiros, a chegada desse novo modelo significa mais opções de voos e assentos. As empresas ganham mais flexibilidade e capacidade de operação, sem expandir sua frota própria. Assim, o ACMI contribui para um setor mais dinâmico e eficiente”, diz nota da ANAC.

Negócio bilionário

No ano passado, apenas no primeiro semestre, a Avia Solution reportou uma receita de mais de US$ 1,2 bilhão. O montante vem só do sistema de emprestar aeronaves tripuladas em todos os países onde opera.

Atualmente, grandes companhias de vários países -sobretudo da Europa- usam os serviços da empresa ou de suas subsidiárias. SmartLynx, AirExplore KlasJet e Magma Aviation são algumas delas.

"Nosso crescimento de 44% no lucro líquido para o segundo trimestre é uma prova da dedicação de nossa equipe e da confiança que nossos parceiros de companhias aéreas depositam em nós, particularmente durante o pico da temporada de férias em mercados contra-sazonais”, disse Jonas Janukenas, CEO da Avia Solution.