O que são e como funcionam os FIIs de shopping?

Author
Publicado em 31/01/2024 às 16:18h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 31/01/2024 às 16:18h Atualizado 2 meses atrás por Redação
O que são e como funcionam os FIIs de shopping?

Investir em FIIs de shopping pode ser uma ótima oportunidade para diversificar a carteira de investimentos, principalmente quando o objetivo é obter exposição e lucrar com ativos do mercado imobiliário. No entanto, é preciso reconhecer que tem muita gente que ainda não sabe como os fundos imobiliários de shopping funcionam. Por sinal, foi pensando, que decidimos preparar um artigo completo sobre o assunto. Aqui, você terá a oportunidade de compreender como funcionam os FIIs de shopping, quais são as suas principais vantagens e desvantagens, bem como o que é preciso para começar a investir nesse tipo de fundo. Sendo assim, não perca a oportunidade, continue conosco até o final desse artigo, e confira o que o Investidor 10 separou para você!

O que são fundos imobiliários?

Fundos Imobiliários (FII)

são uma forma de investimento coletivo em que um grupo de investidores aplica recursos em um fundo composto por ativos relacionados ao mercado imobiliário, como galpões logísticos, shoppings, agências bancárias, prédios comerciais, dentre outros tipos de imóveis. O funcionamento básico de um fundo imobiliário envolve a captação de recursos junto aos investidores, que adquirem cotas do fundo. Com o montante arrecadado, o gestor do fundo constrói e/ou adquire móveis, que posteriormente serão vendidos ou alugados, para gerar retorno aos investidores. Por sua vez, os rendimentos gerados com o aluguel ou venda de propriedades, são distribuídos periodicamente aos cotistas na forma de dividendos. Por isso, os FIIs são conhecidos como instrumentos de investimento que proporcionam uma fonte de renda regular e passiva aos investidores.

O que são FIIs de shopping?

FIIs de shopping

são um tipo específico de Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que concentra seus investimentos em ativos relacionados a empreendimentos do setor de shopping centers. A estrutura de um Fundo Imobiliário de Shopping pode variar, mas geralmente envolve a aquisição ou construção de shopping centers. Os aluguéis pagos pelos lojistas e outras receitas geradas pelos shoppings são distribuídos aos cotistas do fundo na forma de dividendos, proporcionando aos investidores uma fonte de renda regular. Confira alguns pontos importantes sobre esse tipo de fundo imobiliário:

  • Locação de espaços comerciais: A principal fonte de receita para esses fundos é a locação de espaços comerciais dentro do shopping.
  • Rendimentos: Os rendimentos gerados pelos aluguéis e outras fontes de receita são distribuídos periodicamente aos cotistas, geralmente mensalmente.
  • Gestão ativa: O desempenho do fundo imobiliário de shopping pode depender da habilidade do gestor em administrar eficientemente o empreendimento, atrair e manter lojistas, bem como adaptar-se às mudanças no mercado varejista.
  • Riscos: Assim como qualquer investimento, os Fundos Imobiliários de Shopping estão sujeitos a riscos, incluindo variações nas taxas de ocupação, mudanças nas condições econômicas e concorrência com outros centros comerciais.

Investir em fundos imobiliários de shopping pode ser uma alternativa para investidores que desejam diversificar suas carteiras e obter uma fonte de renda passiva.

Vantagens e desvantagens dos FIIs de shopping

Vantagens e desvantagens dos FIIs de shopping

Vantagens e desvantagens dos FIIs de shopping Antes de investir em FIIs de shopping, é muito importante que você conheça as vantagens e desvantagens desse tipo de fundo.

Vantagens dos FIIs de shopping

  • Renda passiva: Os fundos imobiliários normalmente proporcionam uma fonte de renda regular aos investidores por meio da distribuição de dividendos provenientes dos aluguéis pagos pelos lojistas.
  • Gestão profissional: Os fundos são administrados por gestores profissionais que têm a responsabilidade de gerir os ativos, atrair locatários, manter as instalações e buscar oportunidades de valorização.
  • Potencial de valorização: Além dos rendimentos provenientes dos aluguéis, os fundos podem se beneficiar da valorização do portfólio imobiliário ao longo do tempo.
  • Liquidez: As cotas dos fundos imobiliários de shopping podem ser negociadas em bolsa de valores, proporcionando aos investidores liquidez e a possibilidade de entrar ou sair do investimento com relativa facilidade.

Desvantagens dos FIIs de shopping

  • Sensibilidade econômica: O desempenho dos shoppings pode ser sensível às condições econômicas, já que a demanda por espaços comerciais pode diminuir em períodos de recessão.
  • Risco de vacância: A taxa de ocupação dos shoppings pode ser afetada por fatores como concorrência, mudanças nas preferências do consumidor e ciclos econômicos, o que pode levar a períodos de vacância.
  • Dependência de inquilinos: A saúde financeira do fundo pode depender da capacidade dos lojistas em pagar aluguéis, e a inadimplência pode impactar negativamente o desempenho do fundo.
  • Custos operacionais: Além das taxas de gestão, os fundos podem ter custos operacionais associados à manutenção e operação dos shoppings, o que pode impactar os retornos para os investidores.

Antes de investir em fundos imobiliários de shopping, é importante que os investidores avaliem essas vantagens e desvantagens, considerem seu perfil de risco e façam uma análise detalhada do fundo específico em que estão interessados.

Como escolher e investir em FIIs de shopping?

Para investir em fundos imobiliários de shopping, abra conta em um banco ou corretora que ofereça acesso a esse tipo de ativo, escolha em quais fundo aplicar seus recursos e envie uma ordem de compra, informando quantas cotas deseja adquirir. No entanto, em meio às diversas opções em fundos imobiliários existentes no mercado, é altamente recomendado que você faça uma análise detalhada e utilize alguns critérios de escolha. Confira algumas dicas: 1.Entenda seus objetivos e perfil de risco: Antes de investir, avalie seus objetivos financeiros, prazo de investimento e tolerância ao risco. Os fundos imobiliários podem fornecer uma fonte de renda regular, mas também estão sujeitos a volatilidade. 2.Pesquise e analise os fundos disponíveis: Pesquise os fundos imobiliários de shopping disponíveis no mercado e analise itens como histórico de desempenho, estratégia de gestão e indicadores. 3.Avalie a qualidade do shopping: Considere a localização, o tamanho e a qualidade do shopping ou dos shoppings que compõem o fundo. Shoppings bem localizados e com boa infraestrutura geralmente têm mais chances de atrair e manter locatários. 3.Estude o histórico de rendimentos: Analise o histórico de distribuição de dividendos do fundo. 4.Analise a taxa de ocupação: A taxa de ocupação do shopping (percentual de espaços locados) é um indicador importante. Fundos com altas taxas de ocupação tendem a ter uma base de renda mais estável. 5.Avalie a qualidade da administração: Avalie a experiência e histórico do gestor do fundo, sua capacidade de atrair locatários, gerenciar conflitos e adaptar-se a mudanças no mercado. 6.Considere a diversificação do portfólio: Analise a diversificação do portfólio do fundo. Uma carteira com shoppings em diferentes regiões ou com exposição a diferentes setores do varejo podem proporcionar uma carteira mais equilibrada. 7.Entenda as taxas e custos: Familiarize-se com as taxas associadas ao fundo, como taxa de administração e, se aplicável, taxa de performance. Compreenda como esses custos vão afetar seus retornos. Por fim, lembre-se de que todos os tipos de investimento carregam riscos, por isso, é muito importante fazer uma análise detalhada antes de tomar decisões.

Acesse informações sobre FIIs de shopping

Acesse informações sobre FIIs de shopping

Acesse informações sobre FIIs de shopping Logo abaixo, apresentamos uma relação com dezenas de opções em FIIs de shopping. Clique em cada opção para obter um detalhamento completo de histórico e indicadores.

Com informações completas e precisas sobre cada fundo, você aumenta as suas chances de investir de forma assertiva, obtendo um excelente retorno ao longo do tempo. Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!