SpaceX lança com sucesso 2º voo completo da nave Starship

O lançamento foi sem passageiros.

Author
Publicado em 13/10/2024 às 12:40h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 13/10/2024 às 12:40h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
A Starship está em desenvolvimento desde 2019 (SpaceX/Youtube)
A Starship está em desenvolvimento desde 2019 (SpaceX/Youtube)

A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, alcançou um novo marco neste domingo (13) com o segundo pouso bem-sucedido da Starship, sua nave espacial mais potente, no Oceano Índico. Paralelamente, o propulsor "Super Heavy" também realizou um pouso em Boca Chica, Texas.

Com seus 120 metros de altura e capacidade para transportar até 100 pessoas, a Starship está em desenvolvimento desde 2019. Segundo Musk, essa nave espacial tem como objetivo futuro transportar tripulações e cargas para Marte. A SpaceX busca alcançar a completa reutilização da Starship, eliminando a necessidade de descartar componentes após cada missão.

🚀 "Splashdown confirmed! Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting fifth flight test of Starship!", disse a empresa no X (antigo Twitter) após a nave pousar no Oceano Índico.

"Amigos, este é um dia para os livros de história da engenharia", disse um porta-voz da SpaceX durante a transmissão ao vivo, após o propulsor ser capturado e a equipe de controle celebrar o feito.

A nave Starship concluiu sua missão neste domingo, às 10h30 (horário de Brasília), com um pouso controlado no Oceano Índico, seguido de uma explosão conforme planejado. Essa foi a segunda vez que a Starship completou com sucesso um voo, após o primeiro teste bem-sucedido em junho. O lançamento, sem tripulação, foi um teste para futuras missões para Lua e Marte.

Outros testes

👩‍🚀 Os primeiros testes da Starship enfrentaram desafios significativos. Em abril de 2023, a nave e o propulsor Super Heavy explodiram durante o lançamento inaugural, devido a uma falha nos motores da nave, conforme relatado pela SpaceX.

Em novembro do mesmo ano, o propulsor Super Heavy explodiu após a separação da nave, levando a FAA (Administração Federal de Aviação) a identificar 17 modificações necessárias na Starship.

Leia também: Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024

O terceiro teste da Starship, realizado em março de 2024, representou um avanço significativo, com um voo de 50 minutos. No entanto, a missão foi interrompida prematuramente devido à destruição da nave.

👩‍✈️ A SpaceX atribuiu o incidente a falhas em componentes críticos e anunciou a implementação de diversas melhorias nos próximos veículos, incluindo sistemas aprimorados para reduzir vazamentos, proteção contra incêndio e otimização das operações de ventilação do propelente.

Já o 4º voo, em junho deste ano, foi o 1º bem-sucedido e pousou no Oceano Índico e no Super Heavy, no México.