Petrobras (PETR4): Petroleiros fazem paradas para cobrar reajuste
Segundo a FUP, paralisações afetaram nove unidades da Petrobras nesta sexta-feira (25)
A Petrobras (PETR4) enfrentou paralisações em nove unidades de produção nesta sexta-feira (27), segundo a FUP (Federação Única de Petroleiros). O movimento faz parte da campanha salarial dos petroleiros e deve continuar nos próximos dias.
A Petrobras ofereceu um ganho real de 1%, além da reposição da inflação para os petroleiros na negociação salarial deste ano, a primeira neste mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A categoria, no entanto, pede um ganho real de 3% e reivindica uma reposição de 3,8% referente a perdas passadas, além da equiparação entre as tabelas salariais da Petrobras e suas subsidiárias.
Leia também: Petrobras (PETR4): Produção sobe 8,8% no terceiro trimestre
Até o momento, não houve acordo entre empresa e trabalhadores. Por isso, os petroleiros decidiram realizar paralisações nas unidades da Petrobras a partir desta sexta-feira (27). No fim do dia, a FUP disse que o movimento teve “forte adesão da categoria” e levou ao atraso na entrada do turno de nove unidades da petroleira, entre refinarias e termelétricas.
Eis as unidades afetadas: Terminal de Cabiúnas, em Macaé/RJ; Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca/PE; Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste, em Fortaleza/CE; Refinaria Gabriel Passos, em Betim/MG; Refinaria Duque de Caxias, em Caxias/RJ; Termobahia, São Francisco do Conde/BA; Refinaria Planalto de Paulínia, em Paulínia/SP; Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas/RS; e Refinaria de Capuava, em Mauá/SP.
A FUP disse ainda que o movimento continuará na próxima semana, com paradas nas subsidiárias na segunda-feira (30), nas unidades administrativas na terça (31) e nas bases de Exploração e Produção na quarta (1º). “Semana que vem haverá outras paralisações e, com certeza, voltaremos para a mesa de negociação com uma correlação de forças a nosso favor”, disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
As 20 empresas que mais lucrarão com a queda da Selic em 2026, segundo BTG
Analistas do banco estudaram a relação dos cortes de juros sobre a lucratividade das companhias.
Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Mais dividendos, mas com déficit primário maior em 2025, diz governo
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
Petrobras (PETR4) precifica bonds; saiba quanto pagará renda fixa em dólar
Estatal pegará emprestado US$ 2 bilhões com investidores globais, remunerando juros prefixados.
Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira