Petrobras (PETR4) avança na África, com aquisição na Namíbia
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
📰 O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando a indicação de Bruno Moretti para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras (PETR4), conforme noticiado pelo jornal "O Globo".
Atualmente, essa posição é ocupada por Pietro Mendes, que em breve deverá ser nomeado diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Bruno Moretti é o titular da Secretaria Especial de Análise Governamental da Casa Civil e mantém uma relação direta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também já foi considerado para liderar a Petrobras durante o afastamento do ex-presidente e ex-senador Jean Paul Prates.
👨 No momento, o governo federal possui a maioria das cadeiras no conselho de administração da Petrobras. Além de Moretti e Mendes, os representantes do governo são Rafael Dubeux, Renato Campos Galuppo, Vitor Eduardo de Almeida Saback e Magda Chambriard.
Leia também: BlackRock vende 2,5 milhões de ações da Usiminas (USIM5)
A indicação de Mendes para a ANP levará à sua saída da presidência do conselho de administração da Petrobras, além de deixá-lo fora da Secretaria de MME (Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia).
📃 Além disso, se a escolha de Moretti se confirmar, auxiliares de Lula sugerem que Alexandre Silveira deverá indicar um substituto para sua posição no conselho de administração. Isso implica também na nomeação de um novo titular para a MME.
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?