Petrobras (PETR4) e European Energy avaliam fábrica de e-metanol no Brasil

E-metanol é uma solução de baixo carbono que pode ser usada em processos industriais ou como combustível

Author
Publicado em 16/11/2023 às 20:03h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 16/11/2023 às 20:03h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Memorando foi assinado em visita da Petrobras à empresa dinamarquesa (Divulgação)
Memorando foi assinado em visita da Petrobras à empresa dinamarquesa (Divulgação)

A Petrobras (PETR4) vai avaliar a possibilidade de construir uma fábrica de e-metanol no Brasil. O negócio será estudado em parceria com a empresa dinamarquesa European Energy.

Em comunicado ao mercado, a Petrobras disse nesta quinta-feira (16) que assinou um memorando de entendimentos com a European Energy "para avaliação, em caráter não vinculante, de oportunidades de negócios para desenvolvimento de projeto de planta de e-metanol no Brasil".

Leia também: Enel: Prefeito de SP pede fim de contrato de concessão de energia

O acordo foi assinado durante visita do presidente da companhia brasileira, Jean Paul Prates, à sede da empresa dinamarquesa. "Há um benefício mútuo com essa parceria. Podemos compartilhar conhecimento e promover uma aproximação importante para as duas empresas e os dois países”, comentou Jean Paul Prates.

Petrobras mira energia limpa

A Petrobras disse ainda que "o Memorando de Entendimentos está alinhado aos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28, que visam a preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética".

Segundo a Petrobras, o e-metanol é uma solução de baixo carbono que pode ser aplicada em processos industriais ou ser utilizada como combustível, especialmente no transporte marítimo. "O e-metanol é produzido através da junção do hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis, como solar e eólica, e do dióxido de carbono de origem biogênica", acrescentou.

A European Energy que desenvolve, constrói e opera ativos de energia renovável como projetos de geração solar e eólica e também soluções à base de hidrogênio verde. A empresa dinamarquesa está presente em 18 países, inclusive no Brasil. No Brasil, a European Energy tem ativos em operação e projetos em desenvolvimento no Nordeste.