Ibovespa avança e dólar cai com novas falas do Brasil sobre tarifas

O IFIX, índice de fundos imobiliários, seguia o ritmo do dólar e também perdia 0,29%, aos 3.430,90 mil.

Author
Publicado em 29/07/2025 às 10:21h - Atualizado 9 minutos atrás Publicado em 29/07/2025 às 10:21h Atualizado 9 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O principal índice da B3 subia 0,30% (Imagem: Shutterstock)
O principal índice da B3 subia 0,30% (Imagem: Shutterstock)

📊 O Ibovespa abriu em alta nesta terça-feira (29), embalado por novas falas de integrantes do governo federal indicando que as tarifas dos EUA, previstas para entrarem em vigor em 1º de agosto, ainda podem ser revertidas ou adiadas. O dólar, porém, recua diante da expectativa de um desfecho nas negociações e com dados de comércio e emprego nos EUA. 

Às 11h01 (horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 0,30%, aos 132.529,06 mil pontos. Já a moeda norte-americana, recuava 0,11%, cotada a R$ 5,58 no mesmo horário. O IFIX, índice de fundos imobiliários, seguia o ritmo do dólar e também perdia 0,29%, aos 3.430,90 mil pontos.

O que mexe com o mercado

🗣️ Com as decisões de juros no Brasil e nos EUA se aproximando, os investidores seguem atentos aos desdobramentos no cenário econômico. O mercado também reage às declarações do Brasil sobre as tarifas anunciadas pelos EUA. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que há sinais de disposição do governo norte-americano para dialogar sobre o tema.

Segundo Haddad, ainda existe a possibilidade de adiamento da medida, prevista para entrar em vigor na sexta-feira. Outra alternativa, de acordo com ele, seria a aplicação da tarifa seguida de um eventual recuo. No campo dos indicadores, o destaque é para a divulgação do relatório Jolts, com dados sobre o mercado de trabalho americano e a balança comercial. 

Veja com operam as bolsas em Wall Street:

As principais altas do Ibovespa:

E as principais baixas: