Temporada de balanços do 3T24 começa nesta semana: Veja expectativa de analistas

Mercado espera resultados positivos de empresas domésticas, mas vê pressão sobre companhias ligadas a commodities.

Author
Publicado em 21/10/2024 às 15:11h - Atualizado 11 minutos atrás Publicado em 21/10/2024 às 15:11h Atualizado 11 minutos atrás por Marina Barbosa
Santander projeta alta média de 17% dos lucros das empresas (Imagem: Shutterstock)
Santander projeta alta média de 17% dos lucros das empresas (Imagem: Shutterstock)

A temporada de balanços do terceiro de trimestre de 2024 começa nesta semana no Brasil, com a divulgação dos resultados de empresas como Vale (VALE3), Neoenergia (NEOE3) e Suzano (SUZB3).

💲 No mercado, a expectativa é de bons resultados e alta nos lucros, sobretudo entre as companhias com maior exposição à economia doméstica, como as varejistas, as construtoras, os bancos e a indústria de bens de capital.

Já para as companhias ligadas a commodities, são esperados resultados mais modestos, devido à queda nos preços de produtos como o minério de ferro e a celulose.

Em relatório enviado a clientes, o Santander explicou que as companhias domésticas devem ser favorecidas pelos seguintes fatores:

  • atividade resiliente, dada a força da atividade econômica e do mercado de trabalho;
  • inflação relativamente controlada, já que a inflação acumulada nos 12 meses encerrados em setembro era de 4,4%, inferior aos 5,2% observados no mesmo período de 2023;
  • uma taxa Selic menos restritiva do que a observada no ano passado, visto que, embora tenha subido para 10,75% recentemente, a Selic estava em 12,75% no mesmo período do ano passado.

Diante desse cenário, o Santander projeta um crescimento médio anual de 17% do lucro líquido das empresas brasileiras, que pode chegar a 22% entre os setores domésticos. 

O banco ainda prevê uma alta de 7% da receita líquida e 2% do Ebitda das empresas. Contudo, diz que as empresas de mineração, papel e celulose devem sofrer uma contração do Ebitda devido aos preços mais baixos praticados no trimestre.

⚠️ O Itaú BBA também alerta para o impacto que o recuo dos preços das commodities deve ter nos resultados dessas empresas. Para o banco, o setor deve apresentar resultados mais fracos do que a média das demais companhias da bolsa brasileira e ainda pode sofrer com revisões negativas nas projeções de curto prazo.

Para a Vale, por exemplo, o Santander projeta um Ebitda consolidado de US$ 3,5 bilhões, 6% menor do que o registrado no segundo trimestre deste ano, mesmo diante do aumento da produção de minério de ferro. Já o Itaú vê a mineradora entregando um Ebitda de US$ 3,35 bilhões no trimestre. Veja aqui o que os analistas esperam do resultado da Vale.

A Vale divulga o seu resultado na quinta-feira (24), após o fechamento do mercado. Antes disso, Neoenergia e Romi (ROMI3) dão a largada na temporada de resultados.

Veja a agenda de resultados desta semana:

3ª feira (22/10):

5ª feira (24/10):

6ª feira (25/10):