Retorno de bancos digitais supera o de bancões, com Nubank (ROXO34) na liderança
Segundo dados do BC, o ROE dos bancos digitais chegou a 19,1% no 1º semestre, enquanto o dos grandes bancos foi de 18,4%.

Os bancos digitais superaram os bancões no que diz respeito à rentabilidade gerada a partir dos seus ativos, com instituições como o Nubank (ROXO34) batendo grandes bancos o Banco do Brasil (BBAS3).
🏦 Dados do BC (Banco Central) explicam que o ROE (retorno anual sobre o patrimônio líquido) dos bancos digitais alcançou 19,1% ao final do primeiro semestre, enquanto o dos grandes bancos do país marcou 18,4% e a média nacional foi de 15,11%.
Os bancos digitais apresentaram, então, a melhor rentabilidade do setor bancário ao final do primeiro semestre deste ano e dados do terceiro trimestre divulgados recentemente por essas instituições indicam que essa tendência continua.
Veja o ROE das principais instituições financeiras de capital aberto do país no 3º trimestre:
- Nubank (ROXO34): 30%;
- BTG Pactual (BPAC11): 23,5%;
- XP (XPBR31): 23,0%;
- Itaú (ITUB4): 22,7%;
- Banco do Brasil (BBAS3): 21,1%;
- Santander (SANB11): 17,0%;
- Bradesco (BBDC4): 12,4%;
- Inter (INBR32): 11,9%.
"Recuperação expressiva"
Além de recorde para o segmento dos bancos digitais, o ROE de 19,1% marca uma forte recuperação do setor. Isso porque os chamados neobanks apresentaram uma rentabilidade negativa em 2022.
📈 Segundo dados do BC, o ROE médio dos bancos digitais chegou a -4,63% em dezembro de 2022 e só voltou a ficar positivo em junho de 2023. Em um ano, portanto, o indicador saiu de 1,87% para o pico de 19,1%.
Já o ROE dos grandes bancos subiu de 14,77% para 18,40% entre junho de 2023 e junho de 2024. Considerando todo o sistema bancário, o indicador passou de 13,60% para 15,11%.
"A recuperação tem sido expressiva no segmento 'Digitais' desde o final de 2022, resultado dos efeitos positivos da alavancagem operacional por meio da rentabilização da base de clientes de algumas entidades e da menor pressão das despesas com provisões", diz o Relatório de Estabilidade Financeira do BC.
💲 Ao apresentar os dados, o diretor de supervisão do Banco Central, Ailton de Aquino, explicou nesta semana que os bancos digitais têm um modelo de crédito robusto e ainda contam com menos provisões do que os grandes bancos tradicionais.
Os bancões elevaram o volume de provisões contra créditos de liquidação duvidosa no início da crise das Americanas (AMER3), o que acabou pressionando a sua rentabilidade. O BC observou, no entanto, que o ROE do segmento também está em recuperação.
"Após revisão do apetite a risco, a rentabilidade do segmento tem melhorado nos períodos mais recentes", diz o Relatório de Estabilidade Financeira.
Leia também: Lucro dos 4 maiores bancos privados do país cresce 15,5% no 3º trimestre
O documento destaca ainda que, ao final do primeiro semestre, havia menos instituições com ROE negativo no país, ao ponto de que elas representavam menos de 2% dos ativos totais do sistema financeiro nacional.
"Por outro lado, entidades com ROE acima de 10% representavam mais de 75% do total de ativos do sistema bancário ao final do semestre", acrescenta.
Para o diretor Ailton de Aquino, o ROE médio de 15,11% mostra que o sistema financeiro nacional segue "robusto, gerando lucros". Este foi o maior retorno do segmento desde outubro de 2022, quando foi de 15,24%.

ROXO34
Nu Holdings (NuBank)R$ 13,64
13,67 %
25,41 %
-%
31,00
7,72

Ações do Nubank recuam após anúncio de entrada nos EUA; veja os motivos
A expansão para os EUA foi interpretada como uma aposta de longo prazo, mas que pode trazer riscos relevantes no curto e médio prazo.

Nubank (ROXO34) quer atuar como banco nos Estados Unidos
Banco digital pediu licença para atuar nos EUA e, assim, consolidar plano de expansão global.

Nubank lança cartão para adolescentes com limite atrelado a Caixinhas
A novidade faz parte da estratégia da fintech de expandir sua base de clientes e oferecer soluções financeiras também para o público mais jovem.

Nubank (ROXO34) traz ex-Tesla e Apple para liderar área de criptomoedas
Com uma carreira de mais de 15 anos no setor de tecnologia e finanças digitais, o executivo acumula passagens por gigantes.

Uber e Nubank anunciam parceria que dá até 100% de desconto em corridas
Empresas se juntam em campanha de marketing do banco digital pelo país, com cupons de desconto e bonificação completa.

Nubank (ROXO34) ou Mercado Livre (MELI34)? Itaú revela qual é a sua preferida
O Itaú BBA fez um estudo comparando diretamente o Mercado Livre e o Nubank, e concluiu, o roxinho ainda é a grande referência.

Nubank (ROXO34) pode voltar à Argentina para desafiar o império do Mercado Pago (MELI34)
Compra do Brubank pode colocar 4 milhões de clientes no radar do roxinho e reabrir a batalha das fintechs no país vizinho.

Em reformulação de Ultravioleta, Nubank (ROXO34) acaba com rendimento de 200% do CDI
Em contrapartida, banco vai oferecer programa de pontos e IOF zero para compras no exterior