Nova carteira do Ibovespa entra em vigor, confira

As ações da Marcopolo (POMO4) e da Porto (PSSA3) foram incluídas.

Author
Publicado em 06/01/2025 às 12:47h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 06/01/2025 às 12:47h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
A configuração atual é composta por 87 papéis de 84 empresas brasileiras (Imagem: Shutterstock)
A configuração atual é composta por 87 papéis de 84 empresas brasileiras (Imagem: Shutterstock)

A nova carteira do Ibovespa entrou em vigor nesta segunda-feira (6). A configuração atual é composta por 87 papéis de 84 empresas brasileiras, sendo que ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) de uma mesma companhia também podem fazer parte do índice. Essa composição será válida até o dia 2 de maio.

📊 Os ajustes do Ibovespa foram feitos com base no fechamento do pregão de sexta-feira (3). Além da Vale (VALE3) continuar sendo a maior participação do índice, as ações da Marcopolo (POMO4) e da Porto (PSSA3) foram incluídas, enquanto as da Alpargatas (ALPA4) e da Eztec (EZTC3) foram excluídas.

Com isso, às 11h48, no horário de Brasília, as ações da Porto registraram alta de 2,54%, sendo negociadas a R$ 35,66. Paralelamente, os papéis da Marcopolo apresentaram valorização de 2,17%, cotados a R$ 7,51.

Veja os cinco ativos com maior peso no índice:

📋 Cabe lembrar que a B3 divulga, de forma periódica, três prévias das novas composições do Ibovespa, com a finalidade de informar o mercado sobre as mudanças futuras no índice.

A primeira prévia é divulgada no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira atual, a segunda no pregão subsequente ao dia 15 desse mesmo mês e a terceira no penúltimo pregão antes da data de vigência da nova carteira.