Lufthansa pode adquirir quase 20% do capital social da TAP

Essa seria segunda aquisição da companhia alemã em um ano

Author
Publicado em 02/09/2024 às 18:34h - Atualizado 13 dias atrás Publicado em 02/09/2024 às 18:34h Atualizado 13 dias atrás por Wesley Santana
TAP é uma companhia aérea fundada em Lisboa (Imagem: Shutterstock)
TAP é uma companhia aérea fundada em Lisboa (Imagem: Shutterstock)

✈ O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, desembarcou nesta segunda-feira (2) em Portugal para seguir com as tratativas de uma possível compra de ações da companhia aérea TAP. Segundo os jornais europeus, a empresa alemã pode estar próxima de adquirir 19,9% do capital social da estatal.

Segunda fontes próximas do negócio, se confirmada, a transação movimentaria algo entre 180 e 200 milhões de euros, equivalente a mais de R$ 1,1 bilhão. A transação, no entanto, seria fechada apenas no primeiro trimestre de 2025.

A privatização da companhia aérea está nos planos do governo português desde julho, mas ainda não havia uma definição de qual seria a porcentagem a ir ao mercado. Além da Lufthansa, a empresa teria a Air France e a controladora da British Airways na fila de interessados.

📈 Leia mais: Nasdaq deve receber IPO de 7 empresas brasileiras em 2025; confira

O interesse das companhias estaria no fluxo de voos que a empresa mantém para o Brasil, alguns países da África e da América do Norte. O mercado europeu hoje é dominado por IAG, Lufthansa e Air France, mas as saídas para esses lugares também são disputadas pela marca portuguesa.

No primeiro semestre deste ano, a TAP transportou mais de 7,7 milhões de passageiros, registrando um aumento de apenas 1,6% na comparação anual. Atualmente, o valor de mercado da companhia aérea é de 980 milhões de euros.

É importante destacar que, há menos de dois meses, a Lufthansa foi autorizada a comprar uma participação de 41% na italiana ITA Airways. O negócio -fechado em maio de 2023- foi avaliado em 325 milhões de euros.