Oportunidade no aço? Banco vê gatilhos para valorização e elege “top pick”
Mesmo em um ambiente desafiador para o aço, o banco reforçou a Gerdau como a sua ação preferida no setor, seguida por Usiminas e CSN.
🚀 A Ativa Investimentos atualizou em outubro a sua expectativa de fechamento para o Ibovespa em 142 mil pontos ao final de 2025, mas rebaixou a sua recomendação de compra para neutra.
Ou seja, os analistas estão escolhendo a dedo quais ações listadas na B3 valem a pena investir no longo prazo e quais empresas são melhores passar longe, considerando o atual ciclo de subida dos juros no Brasil.
"Por aqui, temos um ciclo de elevação da taxa Selic podendo ser mais longo que o esperado e as contas públicas cada vez menos críveis. Já no exterior, com o Federal Reserve com menos espaço para uma redução mais forte dos juros nos Estados Unidos, preferimos certas ações específicas da bolsa brasileira", comenta o analista Pedro Serra.
Dessa maneira, o especialista revela que ainda gosta de algumas ações brasileiras de commodities com exposição à China, já que o governo da nação asiática vem promovendo estímulos econômicos ao seu mercado imobiliário.
Além da reação no minério de ferro, a corretora destaca que as medidas dos chineses possuem mais valor qualitativo do que quantitativo, uma vez que sozinhas não mudam significativamente os desafios econômicos do gigante asiático.
➡️ Leia mais: 14 ações estão baratas para 2025 e podem subir mais de 50%; veja lista
Mesmo com os riscos fiscais no radar e uma dependência grande da China, que justificam uma certa cautela com o Ibovespa, em geral, o que importa na hora de investir é pagar o menor preço possível por bons negócios.
Para Serra, tanto pela ótica dos múltiplos quanto pelo valor presente dos fluxos de caixa (DCF), muitas empresas da bolsa negociam em níveis “baratos”.
"No momento, o investidor brasileiro conta com uma boa margem de segurança e potencial de valorização. Além disso, a última temporada de resultados foi positiva, sustentando o nível esperado de lucro das empresas e, assim, confirmando o valuation descontado", sinaliza.
🏗️ As exportadoras de commodities à China são as ações prediletas da Ativa Investimentos para aproveitar o possível ciclo de valorização do Ibovespa em 2025. Então, veja a seguir quatro recomendações do analista:
🛍️ Embora esta classe de ativos seja bastante sensível aos rumos da taxa Selic e dos ventos da economia brasileira, Serra lista ao menos três ações de saúde e varejo que valem a pena aproveitar o desconto e com tese de investimento mais madura:
💡 Já um setor conhecidamente resiliente da bolsa brasileira, formado por empresas que lidam com necessidades básicas, o analista aponta três ações sólidas que podem engatar ganhos ao longo de 2025:
Mesmo em um ambiente desafiador para o aço, o banco reforçou a Gerdau como a sua ação preferida no setor, seguida por Usiminas e CSN.
Mesmo diante do encolhimento no lucro, ambas as empresas registraram crescimento de receita e anunciaram pagamento de dividendos.
Os pagamentos ocorrerão ao longo de dezembro e têm como referência a posição acionária de novembro.
CEO reclamou da falta de proteção à indústria nacional, diante do aumento das importações do aço chinês.
O resultado representa uma queda de 8,6% na comparação com o mesmo período de 2024, mas mostra avanço de 14% frente ao trimestre anterior.
Terão direito ao provento os investidores posicionados até o fim do pregão do dia 11 de agosto de 2025.
Financiamento mira projetos de redução das emissões de gases de efeito estufa da companhia.
O preço pago na recompra foi de US$ 1.007,83 para cada US$ 1.000 de valor nominal.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?