Frigoríficos de MS suspendem exportações aos EUA; dois estão na B3

A produção nacional, no entanto, continua operando normalmente, segundo comunicado.

Author
Publicado em 15/07/2025 às 14:07h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 15/07/2025 às 14:07h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
A paralisação foi confirmada pelo governo do estado e pelo Sincadems (Imagem: Shutterstock)
A paralisação foi confirmada pelo governo do estado e pelo Sincadems (Imagem: Shutterstock)

Os frigoríficos de MS (Mato Grosso do Sul) interromperam a produção de carne com destino aos EUA (Estados Unidos). A paralisação foi confirmada pelo governo do estado e pelo Sincadems (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul).

⚠️ A produção nacional, no entanto, continua operando normalmente, disse o governo do estado nesta terça-feira (15). Dos 4 frigoríficos do estado, dois estão listados na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). São eles:

O anúncio mexia em posições invertidas com as ações das duas empresas listadas na Bolsa de São Paulo, já que a JBSS3 perdia 1,11%, a R$ 72,06 e a BEEF3 subia 0,57%, a R$ 5,28, isso às 15h17 (horário de Brasília). O Investidor10 já havia adiantando, inclusive, que companhias do setor de carne, como a JBS, poderiam sentir certo impacto com as tarifas.

Veja o contexto

A decisão surge como reação à tarifa extra de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos do Brasil. A paralisação das exportações aos EUA coincide com o dia em que o governo brasileiro promove reunião com o setor privado para discutir medidas de resposta e regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica.

🗣️ Segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o decreto estabelece regras para suspender concessões comerciais, de investimentos e compromissos ligados à propriedade intelectual, como resposta a medidas unilaterais adotadas por outros países ou blocos que prejudiquem a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Em relação à reunião com o setor de empresários, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse que o governo irá trabalhar para reverter as tarifas de Trump até agosto. “O governo não tem ação sobre outro Poder. E, em relação à questão das tarifas, trabalharemos para revertê-las”, afirmou.