Dólar vai a R$ 5,09 e Ibovespa cai com dúvidas sobre juros
Diante de dados fortes do varejo, mercado passou a considerar a redução do ritmo de corte da Selic.
O Ibovespa fechou em queda e o dólar subiu nesta quinta-feira (11), com o mercado mais uma vez monitorando os dados econômicos e as chances de cortes de juros.
💵 O principal índice da B3 caiu 0,51%, aos 127.396 pontos. Já o dólar avançou 0,25% e terminou o dia negociado a R$ 5,09, no maior patamar desde outubro de 2023.
Desta vez, no entanto, o que mais pesou nos negócios foram as perspectivas para os juros do Brasil e não dos Estados Unidos. É que, depois de a inflação desacelerar em março, as vendas do varejo subiram mais do que o esperado em fevereiro.
📉 A combinação de preços em queda e atividade econômica aquecida pode servir como um freio para a queda da Selic, na avaliação de economistas. A percepção é de que, caso nada mude, o Copom (Comitê de Política Monetária) pode reduzir o ritmo de redução da Selic ou até mesmo pausar os cortes antes da taxa de 9% projetada atualmente pelo mercado para o final de 2024.
Leia também: Agenda de resultados do 1º trimestre de 2024; confira
O Copom, por sinal, já abandonou o guidance de manter o ritmo de corte da Selic em 0,5 ponto percentual "nas próximas reuniões". No comunicado da reunião de março, o comitê usou o singular ao apresentar as suas perspectivas para o rumo da Selic.
O mercado avalia, então, que o Copom deve entregar mais um corte de 0,5 ponto percentual da Selic no seu próximo encontro, marcado para 7 e 8 de maio. Porém, pode alterar a intensidade do ajuste depois disso. A Selic está em 10,75% atualmente.
EUA
Já nos Estados Unidos, as bolsas fecharam majoritariamente com ganhos. O mercado respirou mais aliviado depois do susto da inflação de março porque a inflação ao produtor desacelerou no mês. Além disso, as big techs contribuíram com as bolsas.
Veja como as bolsas americanas fecharam:
- Dow Jones: -0,01%;
- S&P 500: 0,74%;
- Nasdaq: 1,68%.
Baixas
Eletrobras (ELET3) e Petrobras (PETR4) contribuíram com o baque do Ibovespa nesta quinta-feira (11). As ações da Eletrobras desabaram 4,62%, diante da queda dos preços da energia. Já a Petrobras, que havia subido 2,22% na véspera, recuou 0,73% com a queda dos preços do petróleo.
Veja outras quedas do dia:
- Raízen (RAIZ4): -4,57%;
- SLC Agrícola (SLCE3): -4,18%;
- Magazine Luiza (MGLU3): -2,26%.
Altas
Por outro lado, a 3R Petroleum (RRRP3) e Enauta (ENAT3) seguiram em alta diante do acordo de fusão. As ações das companhias subiram 2,57% e 2,31%, respectivamente.
A Vale (VALE3) também teve um dia positivo com a recuperação dos preços do minério de ferro e subiu 0,42%. Veja outras altas do dia:
- Lojas Renner (LREN3): 1,95%;
- Multiplan (MULT3): 1,32%;
- Cyrela (CYRE3): 1,10%.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump