Apple (AAPL34) perde valor, mas ainda é a marca mais valiosa do mundo

Veja o ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a consultoria Interbrand.

Author
Publicado em 10/10/2024 às 13:39h - Atualizado 6 dias atrás Publicado em 10/10/2024 às 13:39h Atualizado 6 dias atrás por Marina Barbosa
marca da Apple foi avaliada em US$ 488,9 bilhões (Imagem: Shutterstock)
marca da Apple foi avaliada em US$ 488,9 bilhões (Imagem: Shutterstock)

Diante do boom da IA (Inteligência Artificial), a Apple (AAPL34) viu sua marca perder valor pela primeira vez em mais de 20 anos. A big tech, no entanto, continua a ter a marca mais valiosa do mundo, segundo a consultoria Interbrand. 

💲 A Interbrand elenca as marcas mais valiosas do mundo há 25 anos, de acordo com o papel da marca na decisão de compra dos consumidores, a sua força competitiva e o desempenho financeiro dos seus produtos. E, neste ano, avaliou a marca da Apple em US$ 488,9 bilhões neste ano. Isto é, cerca de 3% a menos do que em 2023, quando a maçã valia US$ 502,7 bilhões. 

De acordo com o diretor global de economia de marca da Interbrand, Greg Silverman, o recuo é um reflexo da corrida pela Inteligência Artificial. Afinal, a big tech acabou ficando para trás dos concorrentes no segmento no início deste ano.

"Enquanto outros se precipitaram em IA, a Apple tomou um caminho mais deliberado para garantir que seus lançamentos de IA correspondessem aos seus valores. Este ato de liderança mais lento colocou a confiança de longo prazo à frente dos ganhos de receita de curto prazo", explicou.

Com o boom da IA, por sinal, a Nvidia (NVDC34) entrou no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo da Interbrand neste ano. A marca da fabricante de chips foi avaliada em US$ 20 bilhões. Por isso, já desponta na 36ª posição do ranking, acima de nomes como Netflix (NFLX34), Mastercard (MSCD34) e Porsche.

🍏 Greg Silverman lembrou, no entanto, que as ações da Apple dispararam depois que a big tech apresentou o seu sistema de IA, o Apple Intelligence, em junho deste ano. Por isso, acredita que a marca da big tech voltará a se valorizar em 2025. 

A Apple lidera o ranking de marcas mais valiosas do mundo da Interbrand há mais de 10 anos. Na avaliação da consultoria, "a marca Apple se tornou um poderoso sistema de significado que as pessoas simplesmente querem mais em suas vidas" e que é difícil de replicar.

Para se ter uma ideia, mesmo com o tombo sofrido neste ano, a marca da Apple vale 38% mais do que a segunda colocada do ranking: a Microsoft (MSFT34), avaliada em US$ 352,5 bilhões.

Veja as 10 marcas mais valiosas do mundo, em 2024:

Intel, Disney e Tesla caíram mais

Vale ressaltar ainda que o baque de 3% do valor de marca da Apple foi menor que o de outras companhias que integram o ranking de marcas mais valiosas do mundo.

A Intel (ITLC34), por exemplo, viu sua marca encolher 30% neste ano. Já a Disney (DISB34) perdeu 11% em valor de marca e a Tesla (TSLA34), -9%.

Veja outras empresas que perderam valor de marca em 2024:

  • Gucci: US$ 17,9 bi, -10%;
  • Nescafé: US$ 13,5 bi, -9%;
  • Budweiser: US$ 12,0 bi, -8%;
  • Adidas: US$ 15,5 bi, -6%;
  • Panasonic: US$ 6,4 bi, -4%.

AAPL34

Apple
Cotação

R$ 65,42

Variação (12M)

47,97 % Logo Apple

Margem Líquida

26,44 %

DY

0.26%

P/L

34,12

P/VP

52,15