Margem Líquida: o que é e como calcular?

Author
Publicado em 30/09/2020 às 23:58h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 30/09/2020 às 23:58h Atualizado 3 meses atrás por Redação
Ranking Margem Liquida
Ranking Margem Liquida

A Margem Líquida está entre os indicadores fundamentalistas mais importantes para entendermos a lucratividade de uma empresa. A análise desse indicador nos mostra o risco da operação e a rentabilidade dela. Afinal, margens muito apertadas ou caindo são sinais de alerta para qualquer acionista. Por isso, nesse artigo vamos entender mais sobre a Margem Líquida, ver exemplos de como calcular na prática e como avaliar os resultados! Pronto para começar?

Conceito e importância da Margem Líquida

O conceito é simples:

Margem Líquida é a porcentagem de Lucro Líquido em relação ao faturamento total.

Nesse sentido, podemos avaliar a rentabilidade de diferentes empresas. Assim como podemos entender quais unidades de negócio é a mais rentável. Ademais, esse indicador considera o lucro líquido do período. Isso significa que ele já considera todas as despesas, até mesmo impostos. Por essa característica, a Margem Líquida é super importante para qualquer acionista. Ela representa quanto de cada R$1 que a empresa fatura vai para o investidor. Mulher fazendo cálculos financeiros São várias margens financeiras que podemos ficar confusos. Foto por wayhomesutdio | Freepik.[/caption]

As diferenças entre margem líquida, bruta e de contribuição

Há diversas margens que observamos nos resultados das empresas. Contudo, é comum as pessoas terem dúvidas entre margem líquida, bruta e de contribuição. Vamos ver como elas se diferenciam!

Margem Bruta

Nesse sentido, a margem bruta está medindo a rentabilidade operacional da empresa. Portanto, ele se traduz na dinâmica dos custos operacionais. Em contrapartida, a margem líquida avalia o resultado financeiro como um todo. Aqui no blog temos um texto explicando mais a fundo sobre a margem bruta que você pode conferir nesse link.

Margem de contribuição

A margem de contribuição é a diferença entre a receita e os custos e despesas variáveis — que são os custos para produzir. Podemos dizer que ela representa quanto do preço de venda sobrará para pagar as demais despesas e investimentos da empresa. Por exemplo, você vende um produto a R$ 83,00. Porém, você gastou R$ 50,00 para comprar ou produzir. Logo, sua margem de contribuição é de R$33,00. Assim, a margem de contribuição é importante para encontrar o Ponto de Equilíbrio, ou Break-Even, da empresa. Ou seja, o mínimo que precisa ser vendido. Em resumo, cada margem apresenta uma informação:

  • Eficiência operacional (Margem Bruta);
  • Quantidade mínima a ser vendida (Margem de Contribuição);
  • Rentabilidade do negócio (Margem Líquida).

Como calcular

O cálculo é bem simples e os dados são retirados dos Demonstrativos de Resultados (DRE):

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida

Logo, para podermos calcular a Margem Líquida, devemos compreender outros dois conceitos:

Lucro líquido

Lucro líquido é encontrado através da dedução de impostos, resultado financeiro e pagamento de todas as despesas. Ou seja, aquilo que sobra para a empresa após pagar todas as obrigações.

Receita líquida

A receita líquida é encontrada subtraindo os impostos da nota fiscal, as devoluções e os descontos. Vamos ver como essa fórmula funciona na prática? Dica extra: Confira nosso ranking de empresas com maior margem líquida.

Exemplos na prática

COGNA (COGN3)Demonstrativo de Resultado Cogna.

Demonstrativo de Resultado da COGNA Educação. Fonte: Central de Resultados | COGNA Educação.[/caption] Na DRE da COGNA podemos ver as seguintes informações:

  • Lucro Líquido: R$ 242.588
  • Receita Líquida: R$7.027.194
  • Margem Líquida: 242.588/7.027.194 = 3,45%
Petrobras (PETR3)Através Demonstrativo de Resultado podemos fazer o cálculo da margem líquida.

Demonstrativo de Resultado da Petrobras. Fonte: Central de Resultados | Petrobras.[/caption] Já no caso da Petrobras podemos observar uma empresa no prejuízo. Logo, temos sua margem líquida sendo:

  • Lucro Líquido: - R$2.813
  • Receita Líquida: R$50.898
  • Margem líquida: - 2.813/50.898 = -5,53%
Cielo (CIEL3)Demonstrativo de resultado Cielo

Demonstrativo de Resultado da Cielo. Fonte: Central de Resultados | Cielo.[/caption] Por fim, teremos a Cielo que apresenta os seguintes resultados:

  • Lucro Líquido: - R$58,9
  • Receita Líquida: R$2.450,1
  • Margem Líquida: -58,9/2.450,1 = - 2,37%
Importante

: Este material tem propósito informativo. Logo, não consiste em recomendação financeira ou análise para investimentos, sendo única e exclusiva responsabilidade do investidor a tomada de decisão. Ademais, resultados anteriores não são garantias de resultados futuros.

Função da Margem Líquida na Análise de Ações

Após calcularmos a margem líquida da empresa, podemos compará-la com seus concorrentes. Nesse sentido, companhias que apresentam margens superiores à média de seu mercado, podemos considera-las um negócio com fortes vantagens competitivas. Afinal, ela consegue apresentar melhor rentabilidade que seus concorrentes. Assim, podemos ver a evolução desse indicador para saber se a empresa está ganhando ou perdendo vantagem competitiva. Ademais, através da Margem Líquida conseguimos extrair fortes sinais sobre o futuro da empresa.

Entendendo as variações

A variação da margem líquida nos permite entender o quão bem a companhia está sendo gerida. Logo, uma empresa com margem líquida crescente demonstra melhor gestão de seus ativos. Enquanto isso, um setor com margens muito pequenas sinaliza um mercado extremamente competitivo, como o varejo. Contudo, uma queda contínua na margem líquida da empresa pode ser um sinal de alerta de problemas. Porém, deve ser analisado em conjunto com outras informações, para evitar achar que a redução só pode ser por motivos ruins. Isso quer dizer que, as margens podem sofrer variação caso haja mudança de estratégia da empresa ou grandes desembolsos para investimentos que visam aumentar os resultados futuros. Afinal, startups possuem margens negativas, pois gastam seus recursos em investimentos para crescer seu negócio. Logo, a margem de uma startup não fala muito de seu potencial. Por isso, sempre avalie empresas utilizando de diversos indicadores e informações! Evolução da margem líquida da COGNA Educação. Evolução da margem de lucro líquido da COGNA. Fonte: Central de Resultados | COGNA Educação.[/caption] Por exemplo, na evolução da COGNA podemos observar uma queda brusca nos últimos 2 anos. Aliás, a empresa comenta em seu relatório de resultado de 2019 sobre a redução expressiva na matrícula de alunos e aumento na evasão escolar. Observação: este artigo é exclusivamente informativo, não consistindo em recomendação de investimento ou análise de títulos mobiliários. Por isso, é importante que o investidor leia os relatórios disponíveis no site de Relação de Investidores da COGNA para maiores informações.

Análise comparativa e margem de segurança

A margem líquida maior pode permitir que empresas passem por crises com tranquilidade.

Empresas com maior margem líquida tem mais chances de passar por crises ilesas. Foto por Freepik.[/caption] Por outro lado, a margem líquida nos permite comparar empresas do mesmo segmento. Sendo assim, é um dos métodos que podemos utilizar para encontrar boas ações na Bolsa. Por exemplo, se temos uma empresa A com margem líquida de 35% e empresa B com 10%. A empresa A, além de gerar mais lucro líquido que outra, é menos frágil frente uma crise. Isso porque, em cenários de crise empresas têm redução nas vendas e podem precisar dar descontos para evitar ficar com muito estoque. Assim, a empresa com 35% poderá dar descontos e ainda ter lucro. Já a empresa com 10%, ao ter que reduzir seu preço, poderá ficar no vermelho e ir à falência. Portanto, quando comparando as empresas, buscamos àquelas que tenham as maiores margens, pois além de ser um bom sinal, temos maior segurança em momentos de crise. Por fim, podemos perceber como a margem líquida é importante para sabermos sobre:

  • Se há gestão operacional eficiente;
  • A empresa possui vantagens competitivas;
  • Avaliar o grau de fragilidade em cenário de crise;
  • Compreender a competitividade do setor.

Por isso esse indicador fundamentalista é bastante utilizado. Mas, sempre se lembre de avaliar as empresas utilizando um conjunto de indicadores. Caso queira conhecer empresas com as maiores margens, aqui no Investidor10 temos um ranking das maiores margens líquidas da Bolsa, que você pode conferir aqui.