Trump diz que irá substituir presidente do Fed se for eleito

Em 2016, o ex-presidente chegou a acusar Janet Yellen de manter os juros baixos para apoiar Barack Obama

Author
Publicado em 02/02/2024 às 16:08h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 02/02/2024 às 16:08h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)
(Shutterstock)

💰 O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (2) que irá substituir Jerome Powel como presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), se for eleito neste ano de 2024.

Na avaliação de Trump, o presidente do Fed pretende cortar as taxas de juros para "ajudar os democratas" este ano. "Eu acho que ele está fazendo algo para ajudar os democratas se mantiver os juros baixos", disse, em entrevista à "Fox Business".

Leia também: Cortes de juros não devem começar em março nos EUA, indica Powell

Questionado sobre a renovação de outro mandato de Powell, caso ganhe, Trump disse: "Eu não faria isso. Tenho algumas opções, mas não vou dizer agora".

Esta não é a primeira vez que o ex-presidente causa polêmica comentando sobre interferência política no Fed. Em 2016, ele acusou Janet Yellen, que estava à frente do Federal Reserve, de manter os juros baixos para ajudar o presidente Barack Obama.

📃 Jerome Powell é presidente do Fed desde fevereiro de 2018, quando foi indicado por Donald Trump. Foi reconduzido ao cargo por Joe Biden, atual presidente.