Pix chega ao WhatsApp como estratégia para grandes empresas
Claro já anunciou uso do sistema do Banco Central

📱Nesta quinta-feira (6), a Meta anunciou a expansão do Pix no principal mensageiro do país, o WhatsApp. A funcionalidade foi implementada por meio do WhatsApp Pay P2M, que já funcionava para micro e pequenas empresas, e agora foi estendida também para grandes empresas.
O lançamento foi feito durante evento em São Paulo, onde a empresa afirmou que o serviço será implementado de forma gradual até chegar aos milhões de usuários que mantém no Brasil. A ideia é que os consumidores possam iniciar uma transação bancária direto pelo aplicativo de celular.
As grandes empresas poderão, portanto, cadastrar uma chave Pix para uso no Whats e ela ficará visível para os usuários que forem fazer compras. No entanto, para concluir o pagamento, eles serão direcionados ao seu próprio banco, conforme destacou diretor de mercados estratégicos, Guilherme Horn.
“Nós estamos fazendo uma integração com a API do Banco Central para exibir o código Pix, aquele que já embute o preço, diretamente na tela do WhatsApp”, explicou. “A gente ouvia muito dos pequenos negócios que existia uma taxa de abandono relevante no momento de concretizar uma compra. As lojas perdiam os clientes na hora de fazer o pagamento”
A Meta também anunciou que a primeira grande companhia a usar o serviço é a Claro, que passou a oferecer a possibilidade de pagamento de faturas pelo Whats. A operadora de telefonia anunciou que, em um segundo momento, o produto pode ser integrado com a carteira digital Claro Pay.
🏦 A funcionalidade chega em um momento em que o Pix já se consolidou como meio de pagamento preferido dos brasileiros. Segundo dados do Banco Central, o pagamento instantâneo já é responsável por 39% das transações no país, desbancando o cartão de crédito.
Ao todo, são mais de 155 milhões de usuários cadastrados e, no ano passado, mais de R$ 17,2 trilhões movimentados, ainda segundo o órgão regulador.

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira