Petrobras (PETR4) registra recorde de 270 mil bpd no FPSO Almirante Tamandaré

Ao longo de outubro, a unidade manteve média superior a 250 mil bpd.

Author
Publicado em 28/10/2025 às 11:01h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 28/10/2025 às 11:01h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O recorde foi atingido no sábado (25) (Imagem: Shutterstock)
O recorde foi atingido no sábado (25) (Imagem: Shutterstock)
A Petrobras (PETR4) comunicou que o FPSO Almirante Tamandaré, em operação no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu no sábado (25) uma produção instantânea recorde de 270 mil bpd (barris por dia). Ao longo de outubro, a unidade manteve média superior a 250 mil bpd, acima da capacidade nominal de 225 mil bpd.
💸 Segundo a estatal, o FPSO, afretado à SBM Offshore, foi projetado para operar com margens que permitem atingir até 270 mil bpd em picos de produção, sem necessidade de adaptações estruturais. A companhia atribui o desempenho a iniciativas de eficiência implementadas no campo.
"Essa iniciativa faz parte de uma série de ações que a companhia tem implementado para aumentar a produção por meio de ganhos de eficiência. Todas essas ações seguem os rigorosos procolos de segurança e são precedidas de análises criteriosas de engenharia e das devidas anuências dos órgãos reguladores", disse a empresa em comunicado. 

Sobre o Campo de Búzios

O FPSO Almirante Tamandaré faz parte do Projeto Búzios 7, o sexto sistema a entrar em operação no campo de Búzios, e deve ajudar a Petrobras a alcançar produção de 1 milhão de barris de óleo por dia até o fim do ano. Em breve, o campo se tornará o maior da companhia, diz a empresa em nota. 
💰 O projeto, que inclui a plataforma e toda a infraestrutura submarina, como dutos e poços, receberá nesta semana o Prêmio OTC Brasil Distinguished Achievement Award for Companies, da Offshore Technology Conference, um dos principais eventos mundiais de tecnologia voltados ao setor de petróleo e gás offshore.
Mais cedo nesta terça-feira (28), a CEO da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou ainda que a Petrobras deve registrar em breve uma produção de 1 milhão de barris de petróleo por dia no campo de Búzios. “Estamos prestes a produzir 1 milhão de barris por dia no campo de Búzios… Acreditamos que Búzios pode chegar a 2 milhões de barris”, disse a executiva.

E o 3T25?

No 3º trimestre de 2025, a produção média de óleo, LGN e gás natural atingiu 3,14 MMboed (milhões barris de óleo equivalente por dia), crescimento de 7,6% sobre o 2º trimestre de 2025 e 16,9% em relação ao 3º trimestre de 2024. O aumento é em razão, principalmente, ao topo de produção do FPSO Almirante Tamandaré, em Búzios, e à maior capacidade do FPSO Marechal Duque de Caxias, em Mero.
🤑 Também contribuíram menores perdas por paradas e manutenções e maior eficiência operacional nas Bacias de Campos e Santos, com aumento de cerca de 3% nos primeiros nove meses em comparação a 2024, incluindo campos de grande produção como Tupi e Búzios. No trimestre, entraram em operação 11 novos poços produtores, sendo sete na Bacia de Campos e quatro na de Santos.
O FPSO Almirante Tamandaré, em produção desde fevereiro, alcançou o topo de 225 mil bpd em 14 de agosto, três meses antes do cronograma, com apenas cinco poços produtores. Em 9 de outubro, a plataforma atingiu 250 mil bpd, acima da capacidade nominal, tornando-se a maior unidade produtora de petróleo da Petrobras e do Brasil.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 29,99

Variação (12M)

-5,92 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

15,69 %

DY

17.25%

P/L

5,00

P/VP

0,97