Petrobras (PETR4): "Podemos virar a Arábia Saudita do combustível renovável", diz Lula

A declaração foi feita nesta terça-feira (2), durante uma cerimônia realizada em Ipojuca (PE).

Author
Publicado em 02/12/2025 às 14:50h - Atualizado 10 horas atrás Publicado em 02/12/2025 às 14:50h Atualizado 10 horas atrás por Elanny Vlaxio
A Arábia Saudita é reconhecida mundialmente como a maior potência do petróleo (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
A Arábia Saudita é reconhecida mundialmente como a maior potência do petróleo (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
👀 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a Petrobras (PETR4) tem potencial para liderar a transição energética global. Segundo ele, o Brasil já parte de uma posição privilegiada no setor. A fala foi feita nesta terça-feira (2), em Ipojuca (PE), em cerimômia que marcou o início das obras de uma segunda fase da RNEST (Refinaria Abreu e Lima)
“O Brasil é o país do mundo que tem mais autoridade moral (em relação a energia renovável), só para vocês terem ideia. Os países ricos como Estados Unidos e Europa querem chegar a 40% de energia renovável em 2050. Enquanto eles querem chegar a 40% de renovável em 2050, em 2025, o Brasil já tem 53% de energia renovável”, declarou.

"Quem sabe a gente ensina eles como é que faz"

Em sua fala, Lula também ressaltou que a Petrobras deve ser vista não apenas como uma produtora de petróleo, mas como uma empresa energética completa, capaz de impulsionar o desenvolvimento de novas fontes e liderar a transição para um setor mais sustentável.
“A Petrobras tem que utilizar parte do dinheiro que ela ganha para fazer a transição energética, porque haverá um dia em que não teremos combustível fóssil e vamos precisar de energia. E a Petrobras pode ser a maior empresa de energia renovável no planeta Terra, a gente pode virar a Arábia Saudita do combustível renovável. Quem sabe a gente ensina eles como é que faz.” 
🛢️ A Arábia Saudita é reconhecida mundialmente como a maior potência do petróleo, com enorme capacidade de produção, reservas estratégicas e influência global no mercado de combustíveis fósseis. 
A declaração de Lula veio após ele relembrar da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), realizada em Belém (PA), que, segundo ele, foi "um sucesso extraordinário". Ele destacou que, entre as negociações, foi discutida a questão do combustível fóssil e lembrou que a Petrobras está analisando a Margem Equatorial. 
“A gente vai cuidar. A gente vai fazer com o respeito que a gente tem que dar à futuras gerações”, disse o presidente, na cerimônia.

Sobre o aumento da capacidade na RNEST

A RNEST, no Complexo Portuário de Suape, no Grande Recife, terá sua capacidade ampliada de 130 mil para 260 mil barris diários de derivados de petróleo. O salto na produção acontecerá após a construção do Trem de Refino 2, a segunda linha de processamento da unidade. 
🗣️ “Com a ampliação da capacidade de refino da RNEST estamos gerando empregos, fortalecendo o desenvolvimento regional e aumentando a oferta de combustíveis de melhor qualidade para a população brasileira. Ao final das obras, a refinaria atenderá a até 17% da demanda nacional por diesel, reforçando a segurança energética do país”, afirmou a CEO da PETR4, Magda Chambriard.
Chambriard, em evento, também disse que a Petrobras está fazendo o seu papel e "ajudando" a "empurrar" o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. “Empurrar o PIB desse país depende de todos nós… Todos os trabalhadores… todos os nossos parceiros estão envolvidos nessa tarefa, que não é pequena, mas é muito honrosa, que é nada mais nada menos do que ajudar o Brasil a crescer."