Onda de calor deve elevar temperaturas em 5°C e marcar recordes

As capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) estão prestes a registrar novos recordes.

Author
Publicado em 07/09/2024 às 11:56h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 07/09/2024 às 11:56h Atualizado 2 meses atrás por Elanny Vlaxio
O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” na última sexta-feira (6) (Imagem: Shutterstock)
O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” na última sexta-feira (6) (Imagem: Shutterstock)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um aumento significativo das temperaturas em todo o território nacional neste sábado (7). De acordo com o órgão, as temperaturas máximas devem ultrapassar os 30°C em 19 estados brasileiros.

☀️ Mato Grosso se destaca com a previsão de temperaturas mais elevadas, podendo atingir até 40°C. Em seguida, Tocantins e Rondônia também devem registrar altas temperaturas, com máximas previstas de 39°C e 38°C, respectivamente.

O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” na última sexta-feira (6), devido à previsão de uma onda de calor que elevará as temperaturas em até 5°C acima da média por um período superior a cinco dias. As regiões de Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais estão sob alerta, que se estenderá até as 23h59 deste sábado (7).

🥵 As capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) estão prestes a registrar novos recordes de temperatura máxima para o mês de setembro. A previsão indica que os termômetros deverão atingir 39°C em Campo Grande e 43°C em Cuiabá, superando as marcas anteriores de 37,5°C e 42,4°C, respectivamente.

E setembro?

O Inmet prevê para o mês de setembro um aumento significativo no volume de chuvas na porção norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e em grande parte da Região Sul. Por outro lado, as regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná devem registrar índices pluviométricos próximos da média ou abaixo dela.

🌡️ O instituto atribui a redução das chuvas à persistência de massas de ar seco, o que favorece a ocorrência de queimadas e agrava problemas respiratórios. Quanto às temperaturas, a previsão indica um aumento significativo, com a possibilidade de calor extremo em diversas regiões do país, especialmente no Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí. Nesses locais, as temperaturas médias poderão superar os 30°C.

As regiões de Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do norte de Minas Gerais, devem apresentar temperaturas médias entre 20°C e 22°C, consideradas normais para o período. Na Região Sul, espera-se um aumento nas temperaturas médias acima do esperado. Por outro lado, em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas devem ficar próximas ou abaixo de 12°C, com possibilidade de ocorrência de geadas.

Leia também: Primeiro jogo da NFL no Brasil tem mais de 30 patrocinadores