Onda de calor deve elevar temperaturas em 5°C e marcar recordes
As capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) estão prestes a registrar novos recordes.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um aumento significativo das temperaturas em todo o território nacional neste sábado (7). De acordo com o órgão, as temperaturas máximas devem ultrapassar os 30°C em 19 estados brasileiros.
☀️ Mato Grosso se destaca com a previsão de temperaturas mais elevadas, podendo atingir até 40°C. Em seguida, Tocantins e Rondônia também devem registrar altas temperaturas, com máximas previstas de 39°C e 38°C, respectivamente.
O Inmet emitiu um alerta de “grande perigo” na última sexta-feira (6), devido à previsão de uma onda de calor que elevará as temperaturas em até 5°C acima da média por um período superior a cinco dias. As regiões de Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais estão sob alerta, que se estenderá até as 23h59 deste sábado (7).
🥵 As capitais Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) estão prestes a registrar novos recordes de temperatura máxima para o mês de setembro. A previsão indica que os termômetros deverão atingir 39°C em Campo Grande e 43°C em Cuiabá, superando as marcas anteriores de 37,5°C e 42,4°C, respectivamente.
E setembro?
O Inmet prevê para o mês de setembro um aumento significativo no volume de chuvas na porção norte da Região Norte, sul do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e em grande parte da Região Sul. Por outro lado, as regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná devem registrar índices pluviométricos próximos da média ou abaixo dela.
🌡️ O instituto atribui a redução das chuvas à persistência de massas de ar seco, o que favorece a ocorrência de queimadas e agrava problemas respiratórios. Quanto às temperaturas, a previsão indica um aumento significativo, com a possibilidade de calor extremo em diversas regiões do país, especialmente no Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí. Nesses locais, as temperaturas médias poderão superar os 30°C.
As regiões de Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do norte de Minas Gerais, devem apresentar temperaturas médias entre 20°C e 22°C, consideradas normais para o período. Na Região Sul, espera-se um aumento nas temperaturas médias acima do esperado. Por outro lado, em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, as temperaturas devem ficar próximas ou abaixo de 12°C, com possibilidade de ocorrência de geadas.
Leia também: Primeiro jogo da NFL no Brasil tem mais de 30 patrocinadores

Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira

TAEE11 ou PETR4? Veja as possíveis máquinas de dividendos para 2025
Ativa Investimentos estima quais serão as melhores vacas leiteras da B3 em 2025, com base no dividend yield

Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.

Embraer (EMBR3) decola quase 9% e puxa Ibovespa aos 123 mil pontos; dólar cai a R$ 5,75
Fabricante brasileira de aeronaves adiciona Fly Across MRO à sua rede de Serviços Autorizados no México

Petrobras (PETR4) supera metas de produção para 2024; veja resultados
A estatal teve novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de barris de óleo equivalente por dia

Gerdau (GGBR4) adquire 2 hidrelétricas para produzir aço com menor custo
A iniciativa da companhia brasileira é de também aumentar sua autoprodução de energia limpa; veja valores pagos

Movida (MOVI3) lucra R$ 305 milhões em 2024 e bate ROIC de 12,3%
Locadora de veículos também registra resultados recordes no ano nos indicadores de receita líquida e lucro operacional (Ebitda).

A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.