Ibovespa fecha em queda, mas avança mais de 1% na semana
O dólar também recuou e fechou a semana negociado a R$ 5,43.
Depois de um dia de muitas oscilações, o Ibovespa e o dólar fecharam em leve queda nesta sexta-feira (27).
📉 O principal índice da B3 recuou 0,21%, pressionado pelo desempenho da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3). Com isso, foi aos 132.730 pontos.
Apesar do baque desta sexta-feira (27), o Ibovespa conseguiu manter um saldo semanal positivo, de 1,27%. O ganho se deve, em muito, ao pacote de estímulos da China, que impulsionou as commodities nos últimos dias.
💵 Já o dólar caiu 0,12% nesta sexta-feira (27) e terminou o pregão negociado a R$ 5,43. No acumulado da semana, a moeda perdeu 1,53%.
Além de Vale e Petrobras, a perspectiva de alta dos juros brasileiros pairou sob o negócio nesta sexta-feira (27). Afinal, dados recentes mostraram que o mercado de trabalho segue aquecido, o que pode pressionar a inflação.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto. É a menor taxa da série histórica, iniciada em 2012.
O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) também surpreendeu os analistas, ao apontar a criação de 232.513 vagas formais de trabalho em agosto.
EUA
Nos Estados Unidos, por sua vez, a expectativa é de que os juros continuem em queda, embora a inflação tenha desacelerado em agosto. Mas, na dúvida sobre o tamanho do próximo corte de juros, as bolsas americanas fecharam mistas nesta sexta-feira (27). Veja:
- Dow Jones: 0,33%;
- S&P 500: -0,13%;
- Nasdaq: -0,39%.
Baixas
A Petrobras (PETR4) recuou 0,39% nesta sexta-feira (27), com o mercado no aguardo do que virá da reunião entre a CEO da companhia, Magda Chambriard, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada nesta manhã em Brasília.
A Vale (VALE3) e outras mineradoras também fecharam no vermelho, devolvendo parte dos ganhos registrados nos últimos dias, após o pacote chinês. A Vale, por exemplo, recuou 0,45% e a CSN Mineração (CMIN3) perdeu 4,03%.
Veja outras baixas do dia:
- Embraer (EMBR3): -3,71%;
- Vibra (VBBR3): -1,99%;
- B3 (B3SA3): -1,11%.
Altas
Por outro lado, a Brava (BRAV3) saltou 4,53% após firmar uma parceria com a Westlawn Group LLC para a exploração dos campos de Atlanta e Oliva.
Já a Prio (PRIO3) subiu 2,20% com a compra da participação de 40% da empresa chinesa Sinochem no campo de petróleo Peregrino.
Destaque ainda para a SLC Agrícola (SLCE3), que saltou 5,84% depois de divulgar o guidance para a safra 2024/2025. A expectativa é ampliar a área plantada em 11,4% em relação à safra anterior.
Veja outras altas do dia:
- Azul (AZUL4): 6,06%;
- Carrefour (CRFB3): 5,45%;
- Bradesco (BBDC4): 0,88%.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump