GRU Airport, de Guarulhos, vence leilão e assume 12 aeroportos regionais no Brasil
Governo prevê reforço à aviação no Norte e Nordeste; Fraport leva terminal de Jericoacoara.
Dona da concessão do maior aeroporto do país, a GRU Airport passa a ser responsável por outros 12 terminais aéreos do país. A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira (27), como resultado de um leilão realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Todos os aeroportos em questão são considerados regionais, porque estão localizados em cidades de pequeno ou médio porte. Eles estão situados no Norte e Nordeste, recebendo grande volume de turistas, especialmente durante os meses de verão.
Um dos aeroportos incluídos é o de Barreirinhas, no Maranhão, principal terminal aéreo para quem vai aos Lençóis Maranhenses. Há também o de Canoa Quebrada, no litoral do Ceará, região bastante movimentada pelo turismo.
Leia mais: Embraer (EMBJ3) avalia rever aporte bilionário nos EUA por causa de tarifas
Os aeroportos que serão administrados pela GRU Airport são: Horácio de Matos (BA); Paulo Afonso (BA); Barreirinhas (MA); Porto Alegre do Norte (MT); Araripina (PE); Garanhuns (PE); Santa Magalhães (PE); Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (PI); Canoa Quebrada (CE); Cacoal (RO); Vilhena (RO) e Araguaína (TO).
Em contrapartida, a concessionária prometeu realizar cerca de R$ 700 milhões em investimentos. O valor será usado em obras de ampliação, manutenção e exploração de bases aéreas, conforme destaca o edital de licitação.
Outro aeroporto leiloado foi o de Jericoacoara, no Ceará, arrematado pela Fraport Brasil, administradora do Aeroporto de Fortaleza. A companhia ofereceu um desconto de 100% na concessão e venceu a outra competidora.
O leilão dos aeroportos aconteceu no âmbito do programa AmpliAR, que prevê investimentos para a ampliação do serviço aéreo na Amazônia Legal e no Nordeste. No total, 19 terminais entraram no leilão, mas seis deles não receberam nenhuma proposta.
“O AmpliAR é uma solução inovadora para incluir aeroportos regionais estratégicos no modelo de concessão que transformou nossa infraestrutura aeroportuária”, afirmou Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Quem aplicou no exterior em outubro se deu bem; veja os melhores investimentos
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224