Bill Gates é uma figura controversa para o público. O conhecido bilionário cofundador da gigante de tecnologia Microsoft, é um exemplo de empresário a ser seguido, uma vez que começou sua empresa na garagem de casa e atingiu a condição de bilionário com apenas 32 anos de idade.

Além disso, usa parte da fortuna para filantropia e incentiva outros bilionários a fazerem o mesmo.

Mesmo assim, várias polêmicas cercam a figura de Gates. Ele é visto como uma pessoa viciada em trabalho e, por vezes, com personalidade um tanto agressiva.

E ainda é acusado de buscar parcerias com concorrentes menores, como forma de se apropriar delas e manter seu monopólio no mercado da tecnologia.

No campo pessoal, também surgiram várias polêmicas, como casos extraconjugais. Bem como um possível envolvimento de Gates com um magnata, condenado por exploração sexual infantil, e tráfico de mulheres e meninas.

Prestes a completar 66 anos, o empresário e Melinda Gates anunciaram o divórcio, e aguçaram a curiosidade do público. Principalmente pelo fato de o episódio envolver tanto dinheiro para ser negociado.

Enfim, acompanhe um pouco sobre a vida de Bill Gates e como o bilionário investe sua fortuna e continua fazendo com que ela se multiplique.

Bill Gates – A infância

Bill Gates foi um jovem prodígio.
Foto por Nial Kennedy @ Flickr.

William Henry Gates III, conhecido mundialmente como Bill Gates, nasceu em 1955, na cidade de Seattle, estado de Washington, nos Estados Unidos. Sua família era de classe média e, certamente, teve influência importante em seu desenvolvimento.

Sua mãe, Mary Maxwell Gates, foi diretora de bancos, e lecionou na Universidade de Washington. Já o seu pai, William H. Gates, trabalhou como advogado em grandes empresas.

Assim como as irmãs, Gates teve acesso a uma educação de qualidade e estudou nas melhores escolas de onde morava. Além disso, também foi escoteiro durante a juventude.

Sem dúvida, a família de Bill Gates teve papel fundamental no desenvolvimento desse grande gênio da tecnologia.

Aliás, a própria biografia do empresário aponta que seus pais sempre cobraram muito dos filhos, para que tivessem disciplina, boas notas, organização, comportamento em público e sociabilidade.

Por volta dos 11 anos de idade, o pequeno Gates já dava sinais de que estava abandonando a infância, conforme sua intelectualidade florescia.

Nessa fase, o garoto se tornou questionador, e passou a demonstrar interesse em assuntos diversos como a natureza da vida, negócios e relações internacionais.

Com isso, seus pais passaram a investir mais no filho, matriculando-o em uma escola privada com computadores, e dando liberdade para atividades como mochileiro, em acampamentos e escaladas.

Ele passou a dormir fora de casa para usar computadores na universidade de Washington. Mais tarde, se mudou de cidade para estudar. No último ano da escola, passou a trabalhar como programador.

Nessa época o garoto Gates já trabalhava em programas para jogos eletrônicos, conhecidos como fliperamas. Com apenas 17 anos, ele e o amigo Paul Allen, criaram um software de leitura para fitas magnéticas.

Em seguida, eles montaram uma empresa chamada Traf-o-Data. Contudo, a empresa não foi levada muito a sério na época, por causa da pouca idade de seus criadores.

Apesar de ter sido aceito em Harvard para cursar Direito, como o pai, e Matemática com uma pontuação altíssima, ele não chegou a concluir os cursos. E abandonou a faculdade para se dedicar integralmente à empresa que criara, a Microsoft que, aliás, na época ainda funcionava na garagem de sua casa.

Bill Gates – O início da Microsoft

Bill Gates o Fundador da Microsoft Corporation, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Foto por Pixabay.

A Microsoft foi criada por Bill Gates, juntamente com Paul Allen. Sua fundação ocorreu no dia 4 de abril de 1975. O objetivo era criar interpretadores Basic para os computadores Altair 8800 da MITS.

Já no ano seguinte, a empresa lançou o produto chamado Microsoft Fortran, que se destinava aos computadores que tinham como base CP/M.

Em 1980, a empresa IBM procurou a Microsoft para desenvolver o sistema operacional do computador pessoal que estavam criando.

Como Gates e Allen não tinham um sistema, eles assinaram um contrato com a IBM, e compraram o sistema Q-DOS da Seattle Computers.

A Microsoft iniciou na área de sistemas operacionais no ano de 1980, quando criou o Xenix, sua própria versão do Unix.

Em 1982, a Microsoft começou a desenvolver várias aplicações para a Apple. E, em 1983, anunciou o Microsoft Windows e o Microsoft Word.

Em 1985, lançaram o Windows. E, em 1987, a empresa lançou o Excel, e comprou o programa PowerPoint.

Esse pacote de produtos para escritório, está entre os produtos mais conhecidos da empresa, juntamente com o sistema operacional Windows, e o navegador Internet Explorer, que depois, foi substituído pelo Edge.

Em 1988, a Apple lançou sobre a Microsoft, uma acusação de plágio do sistema. Mas as empresas acabaram de unindo para desenvolver o True Type, um padrão de fontes.

Poucos anos depois, a empresa acabou por dominar a área de computadores pessoais com DOS, e os sistemas operacionais.

A Microsoft foi fundada por Bill Gates em 1975.
Foto por Pixabay.

Polêmicas pessoais e da Microsoft

Todo esse sucesso, fez do dono da Microsoft um dos homens mais ricos do mundo. Durante muitos anos, ele liderou a lista da Forbes de pessoa mais rica do planeta.

Ainda hoje, ele figura entre os mais ricos, e tem liderado o ranking de mais rico do mundo alternando com outro empresário, o mexicano Carlos Slim.

A fortuna de Bill Gates é de muitos bilhões de dólares. Com apenas 32 anos, ele já havia se tornado milionário.

Mas a formação do império que se tornou a Microsoft, não se deu sem polêmicas e controvérsias. Gates também é conhecido pelas polêmicas, tanto na empresa quanto na vida pessoal.

O executivo responsável pela Intel, por exemplo, acusou Bill Gates de acabar com a concorrência após abraçá-la.

Um dos exemplos disso, foi o fato de ele usar o poder de sua empresa para manter o monopólio, forçando outras empresas a seguirem suas regras sob ameaças, como quando ameaçou a Apple de perder o pacote Office para o Mac, caso não escolhesse o Internet Explorer como navegador.

Algo semelhante aconteceu com a Intel, quando esta se tornou parceira da empresa de Gates. Ele exigiu que a Intel não iniciasse no ramo de programas para internet, sob pena de pesadas consequências.

Além disso, vários processos antitruste foram respondidos pela empresa, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Pois a Microsoft foi, constantemente, acusada de executar ações desleais que desfavoreciam a concorrência.

Contudo, a gestão de Bill Gates sobre a empresa não se resumiu a ameaças aos concorrentes e parceiros. O empresário também é reconhecido por ter popularizado o computador de uso pessoal, da forma como conhecemos e usamos hoje em dia.

Em detrimento dos pontos negativos que isso possa ter, esse comportamento permitiu ampliar o acesso de mais pessoas a computadores pessoais.

Em 1998, Bill Gates deixou a presidência da empresa, e nomeou um amigo ao cargo, para que pudesse se dedicar mais ao desenvolvimento de produtos.

Posteriormente, ele anunciou a saída definitiva da empresa em 2008, para se dedicar à filantropia, juntamente com a esposa Melinda Gates.

Ainda como conselheiro da Microsoft, Gates dedica a maior parte de seu tempo a ações de caridade. Porém, mesmo assim, várias polêmicas cercam a sua figura.

Uma delas é de que o empresário tem sido acusado de promover a insegurança alimentar. Sobretudo por meio de parcerias com o agronegócio.

Nesse sentido, ativistas ambientais têm criticado o empresário duramente, pelo fato de ele ter adquirido 500 mil ações da empresa Monsanto, que é responsável pela produção de sementes transgênicas, geneticamente modificadas. As ações somam um montante de 23 milhões de dólares.

Gates também pagou mais de 10 milhões de dólares para a empresa Cargill, que responde a acusações de desmatamento, promoção de monopólios e avanços sobre agricultores familiares.

O empresário também tem sido acusado de eugenia por causa de projetos que lidera, que visam o controle da população por meio de vacinas. O próprio Gates tem declarado que é mais difícil resolver problemas com uma alta densidade demográfica.

Na vida pessoal Gates também enfrentou polêmicas. Após 27 anos de casamento com Melinda Gates, com quem fundou uma instituição filantrópica, eles anunciaram a separação.

Especula-se que os diversos casos extraconjugais podem ter contribuído para o fim do matrimônio.

Inclusive, algumas notícias deram conta de que o real motivo para Gates deixar definitivamente a Microsoft, tenha sido um caso extraconjugal que ele teve com uma engenheira da empresa.

Contudo, as últimas notícias mostram que os casos extraconjugais não foram o principal motivo da separação do casal.

Notícias do jornal Wall Street, anunciaram que Melinda Gates já tem consultado advogados para tratar do divórcio desde 2019, devido a indícios de que Bill Gates estaria ligado a Jeffrey Epstein, um magnata condenado por tráfico de mulheres, abuso sexual e prostituição infantil.

Bill Gates – Outros negócios

Bill Gates discutindo sobre oportunidades de pesquisas no National Institute of Health (NIH) em 2017.
Bill Gates discutindo sobre oportunidades de pesquisas no National Institute of Health (NIH) em 2017. Foto por NIH @ Flickr.

Engana-se quem pensa que o bilionário Bill Gates vive apenas do império que conseguiu criar, chamado Microsoft. O empresário também se dedica a outros negócios, como outros investimentos, compra de terras e filantropia.

Hoje em dia, após se afastar da Microsoft, Gates tem dedicado a maior parte de seu tempo às atividades de filantropia. Além disso, ele continua multiplicando o seu patrimônio, investindo em ações e comprando terras.

Sendo um dos maiores filantropos do mundo, ele também investe em empresas, em estruturas de empresas que envolvem várias companhias de forma agrupada (as chamadas holding), e é dono de uma empresa de gestão patrimonial chamada Cascade Investment.

Como Bill Gates investe

Uma característica importante dos investimentos de Bill Gates, é a preferência que ele dá para modelos de negócios que geram os fluxos de caixa mais seguros. Para isso, ele aposta em negócios mais simples.

No geral, o foco dele é em investimentos de longo prazo, conhecidos como buy-and-hold.

O que se justifica também pelos objetivos de Gates com seus investimentos, que são o de preservar o capital. Pois ele não precisa se preocupar com a rápida valorização de suas ações.

O portfólio de Bill Gates conta com várias participações em carteiras de entidades de caridade e empresas.

Os investimentos do bilionário são administrados por Michael Larson, que tem cuidado da carteira de investimentos de Gates desde 1994. Vale lembrar que, de lá para cá, a fortuna de Bill Gates e Melinda já aumentou mais de nove vezes.

As ações que compõem a carteira de Gates são variadas, e contam com fundos de empresas privadas, ações, imóveis e títulos de dívidas. Um dos focos da carteira está em investir em empresas que possam pagar dividendos. Neste caso, pensando para o longo prazo.

E acredite, a carteira de investimentos de um dos homens mais ricos do mundo é conservadora. Afinal de contas, do total de investimentos, 32% são em ações.

Dessas ações, 60% são da empresa Warren Buffett, amigo de Gates. Os outros 28% da carteira, estão em fundos indexados.

Veja a seguir as principais ações que entram na carteira de Bill Gates!

Ecolab

A Ecolab é uma empresa de soluções para o tratamento de água, que também oferece serviços industriais no ramo de gás e petróleo. Atualmente, o rendimento de ações dessa empresa não é grande, mas, no longo prazo, ela pode ser vantajosa.

Como a empresa é do ramo hídrico, de gás e petróleo, o dinheiro investido na mesma diminui, caso as empresas de energia decidam cortar gastos.

Gates, por meio de holding, investe mais de 4 milhões de dólares em ações dessa empresa. Além disso, investe mais de 28 milhões na empresa por meio da Cascade Investment.

Bill Gates se identifica com a Ecolab por causa da preocupação com o meio ambiente. No último ano, as ações da empresa valorizaram mais de 15%.

Deere

A Deere atua no ramo de fabricação de tratores. Mais de 10% das ações da Deere pertencem ao bilionário. Ele é o maior acionista da empresa.

A aproximação de Gates com a empresa se dá por dois motivos. Um deles é a preocupação que tem com o meio ambiente.

E o outro se relaciona ao fato de o bilionário ser um grande proprietário de terras em seu país, o que justifica interesses com o segmento relacionado à agricultura.

Essa aplicação tem se mostrado muito assertiva pois, no último ano, as ações da empresa tiveram um grande crescimento, mais do que 200%.

UPS e FedEx

UPS e FedEx são algumas das empresas que Bill Gates investe.
Foto por Atomic Taco @ Flickr.

UPS é a sigla parada United Parcel Service. A empresa é uma gigante no ramo de entregas, juntamente com a FedEx. Ambas têm se destacado muito em relação às concorrentes.

Como é muito caro manter um serviço integrado de entregas que seja global, essas duas empresas não enfrentam muitas ameaças de possíveis concorrentes.

Assim, seus dividendos se mostram seguros, e estão aumentando bem todos os anos. Aliás, mesmo com a crise de 2009 na economia mundial, a empresa conseguiu manter estabilidade.

Apesar de ter um rendimento menor do que a UPS, a FedEx também tem tido bons aumentos de dividendos.

A única empresa que mostra alguma possibilidade de apresentar alguma concorrência na área para essas duas empresas, seria a Amazon. Mas não há nada certo por enquanto.

Bill Gates tem apostado nas duas gigantes das entregas. Ele tem 3 milhões dólares das ações da FedEx e 4,5 milhões de dólares das ações da UPS.

Canadian National Railway

A Canadian National Railway é a maior empresa do ramo ferroviário do Canadá. Nos últimos 12 meses, as ações da empresa renderam, em média, 37%.

As ações dessa companhia ocupam uma posição importante no portfólio de investimentos de Bill Gates.

Atualmente, ele possui quase 12% das ações da companhia. Pois ele repassou 2,2% dessas ações para a ex-esposa Melinda Gates no acordo de divórcio entre os dois. Antes do divórcio, ele contava com cerca de 14% das ações da empresa canadense.

Berkshire Hathaway

Bill Gates e Warren Buffett, dono da Berkshire Hathway, são amigos de longa data!
Bill Gates e Warren Buffett, dono da Berkshire Hathway, são amigos de longa data! Foto Acervo Pessoal Bill Gates.

Berkshire Hathaway é a holding de Warren Edward Buffett, investidor filantropo que é um grande amigo de Bill Gates. Essas ações ocupam quase 40% do total da carteira de investimentos do bilionário.

Por isso, este é o principal ativo de ações da Cascade. A relação de amizade entre Gates e Buffett é de longa data, e ambos são próximos desde os anos 1990. Inclusive, Gates é um dos conselheiros da Berkshire.

Suas ações têm se mostrado muito rentáveis, e têm atingido recordes históricos. Aliás, só no último ano as ações da empresa valorizaram a média de 65%.

Walgreens Boots Alliance

A Walgreens Boots Alliance é a maior rede de farmácias dos Estados Unidos. A grande rede tem tradição no país, e começou com uma única loja em 1901. Desde 1975, seus dividendos só têm aumentado.

A empresa passou por um crescimento no ano de 2014, quando se fundiu com a Alliance Boots. Ao que tudo indica, haverá uma nova ampliação com a compra da Rite Aid, que promete agregar mais 13 mil lojas aos milhares já existentes, espalhadas em 11 países.

A Cascade não tem ações nessa rede, mas Bill Gates investe cerca de 3,5 milhões de dólares em ações através da holding.

Walmart

O Walmart é uma rede gigante de hipermercados. Bill Gates tem, em média, 12 milhões de dólares em ações da empresa. Esse investimento se dá por meio de sua holding, pois a Cascade não tem nenhuma ação na empresa.

Apesar de a Amazon estar se tornando uma grande concorrente, o Walmart ainda resiste, e é um negócio estável.

O amigo de Gates, Buffett, pensou diferente e já vendeu todas as ações que tinha na empresa até o fim do ano de 2016.

Existe a possibilidade de Gates vender algumas, ou todas as suas ações no Walmart no futuro.

Mas não fez isso ainda. E especialistas apontam que, de fato, ele não precisa ter pressa. Afinal de contas, o Walmart ainda tem ações com bom preço, e não tem se rendido às recessões.

Waste Management

Bill Gates tem um grande investimento nessa empresa. Cerca 13 milhões de dólares em ações por meio da Cascade, e mais 19 milhões de dólares em ações por meio da holding.

A empresa tem proximidade com o perfil de preocupação ambiental de Gates, por se tratar de uma empresa de gestão de resíduos sólidos.

No último ano, as ações da empresa subiram 40%. Um dos grandes motivos dos bons resultados da empresa é que sempre haverá lixo para ser descartado e tratado. Dessa forma, a empresa se mantém estável, até mesmo nos períodos de crise.

Assim, desde 2004, a empresa tem conseguido aumentar os seus dividendos. A grande geração de dinheiro também garante os pagamentos da empresa no futuro.

Apesar de toda essa questão ambiental, a Cascade já tem ações dessa empresa na carteira há muitos anos. Mesmo antes das questões ambientais e ESG se tornarem populares no ramo do investimento.

Grande proprietário de terras

Com a notícia do divórcio de Bill e Melinda Gates, vários detalhes da vida dos dois têm vindo à tona. Um desses segredos é o fato de que Bill Gates é um dos maiores donos de terras em áreas rurais de seu país.

Há até uma estimativa de que Gates possua em torno de 110 mil hectares de terras, espalhadas por 12 estados nos Estados Unidos. Dessas, uma média de 98 mil hectares são de áreas específicas para atividades agrícolas.

Contudo, há uma suspeita de que, na verdade ele tenha mais do que isso, usando da estrutura de holdings para exercer a posse. Esse tipo de estrutura serve para esconder a real quantidade de terras sob sua propriedade.

Além disso, boa parte dessas terras está registrada em nome da Bill & Melinda Gates Foundation, a instituição filantrópica de Bill e da ex-esposa. Contudo, os rendimentos das terras são destinados ao casal como lucro, o que seria uma prática ilegal que pode gerar grandes multas ao ex-casal. Afinal, a instituição é filantrópica.

Bill Gates – Suas ações filantrópicas

Como mencionamos, Bill Gates é mundialmente famoso também por suas ações filantrópicas.

Aliás, a mais conhecida delas é a Bill e Melinda Gates Foundation, que é a fundação filantrópica mais rica do mundo. Ao todo, a instituição usa uma média de 50 bilhões de dólares para a realização de trabalhos sociais.

Campus da Fundação Bill & Melinda Gates.
Campus da Fundação Bill & Melinda Gates. Foto por Lester Public Library @ Flickr.

Juntamente com a agora ex-esposa Melinda, ele se envolveu em várias causas globais, com foco em questões de saúde, tratamento para doenças e acesso a saneamento básico.

Essa fundação surgiu em 2000, e tinha como finalidade, a doação de computadores para crianças pobres. Contudo, o casal percebeu que poderia fazer mais, e começou a se dedicar mais aos temas de saúde global.

A fundação tem investido em pesquisas para a erradicação de doenças, e soluções para problemas com saneamento.

Além disso, a fundação também financia bolsas de estudos, apoia agricultura familiar, e faz doações para áreas afetadas por catástrofes ambientais.

Mais recentemente, a fundação investiu 250 milhões de dólares na luta contra o Coronavírus. Aliás, a fundação chegou a levantar 1,7 bilhão de dólares para essa causa.

Além disso, Gates também criou uma campanha global, para incentivar pessoas muito ricas, a doarem um pouco de sua fortuna para causas sociais. A campanha surgiu em parceria com o amigo e bilionário Warren Buffett.

Falando em Warren Buffett, que tal você conhecer agora a história desse que é considerado o maior investidor de todos os tempos? Conheça aqui a biografia do Oráculo de Omaha, Warren Buffett!