Venezuela entregará até 50 mi de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Segundo Trump, o petróleo será vendido a preço de mercado.

Author
Publicado em 07/01/2026 às 09:40h - Atualizado 21 horas atrás Publicado em 07/01/2026 às 09:40h Atualizado 21 horas atrás por Elanny Vlaxio
Os recursos gerados com a transação ficarão sob controle do governo americano (Imagem: Shutterstock)
Os recursos gerados com a transação ficarão sob controle do governo americano (Imagem: Shutterstock)
👀 O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na terça-feira (6) que as autoridades interinas da Venezuela concordaram em entregar entre 30 milhões e 50 milhões de barris de petróleo “de alta qualidade” aos EUA. A declaração foi feita em uma publicação na sua rede social Truth Social, dias após uma ação militar norte-americana que resultou na captura de Nicolás Maduro.
“Tenho o prazer de anunciar que as autoridades interinas da Venezuela entregarão entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade, sujeitos a sanções, aos Estados Unidos”, escreveu Trump.
Segundo Trump, o petróleo será vendido a preço de mercado e os recursos gerados com a transação ficarão sob controle do governo americano, que pretende usá-los “em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos”. Ele afirmou ainda que pediu ao secretário de Energia, Chris Wright, para que o plano seja executado de forma imediata.
🔎 O anúncio coincide com discussões sobre redirecionar embarques que antes seguiam para a China e com a intenção declarada de abrir o setor petrolífero venezuelano à atuação de grandes empresas norte-americanas.
“Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos EUA, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera, que está em péssimo estado, e começar a gerar lucro para o país”, declarou Trump.