Quer comprar um segundo imóvel? Caixa libera dois financiamentos por cliente

Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a medida foi possível graças à liberação do compulsório da poupança.

Author
Publicado em 10/12/2025 às 15:28h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 10/12/2025 às 15:28h Atualizado 1 dia atrás por Matheus Silva
Os financiamentos via SBPE continuam oferecendo prazos longos, até 420 meses (Imagem: Shutterstock)
Os financiamentos via SBPE continuam oferecendo prazos longos, até 420 meses (Imagem: Shutterstock)
🚨 A Caixa Econômica Federal voltou a permitir que clientes contratem mais de um financiamento imobiliário simultaneamente utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). 
A regra estava suspensa desde novembro de 2024 e, durante esse período, qualquer cliente que tivesse um financiamento ativo — incluindo o cônjuge — estava impossibilitado de assumir um novo crédito habitacional no banco.
Agora, a flexibilização atende tanto famílias que desejam adquirir um segundo imóvel quanto investidores que dependem da Caixa para expandir patrimônio ou ampliar renda via locação. 
A reabertura ocorre em um momento de maior demanda no mercado imobiliário e de necessidade de ampliar liquidez no sistema financeiro.
Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a medida foi possível graças à liberação do compulsório da poupança, que reforçou o caixa das instituições e deu fôlego ao crédito imobiliário. 
“Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado”, afirmou.
Os financiamentos via SBPE continuam oferecendo prazos longos, até 420 meses, com saldo devedor corrigido pela TR (Taxa Referencial) e taxas de juros a partir de 10,99% ao ano. 
🏠 Na prática, a decisão devolve ao mercado um mecanismo importante para sustentar o ritmo de lançamentos e vendas em um setor que segue aquecido, mesmo em cenário de juros elevados.