Lula se junta à Petrobras (PETR4) para retomar a indústria naval; veja valores
Presidente da República também aproveita o evento em Rio Grande (RS) como palanque eleitoral.
A Petrobras (PETR4) vai retomar a exploração de petróleo na África. É que a companhia concluiu nesta quinta-feira (8) a compra de participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe.
🤝 A compra dos blocos foi anunciada em dezembro de 2023, depois que a companhia brasileira assinou um memorando de entendimento com a Shell (SHEL), para a "identificação de oportunidades de negócio entre as empresas no segmento de upstream".
Leia também: Petrobras (PETR4): Vendas recuam em 2023, mesmo com produção em alta
🇸🇹 A aquisição, contudo, estava sujeita à aprovação dos órgãos reguladores. Por isso, só foi concluída agora. Com isso, a Petrobras passa a deter 45% de dois blocos exploratórios e 25% em um terceiro bloco localizado em São Tomé e Príncipe.
Com isso, a Petrobras também assinou aditivos aos contratos de partilha de produção e Joint Operating Agreements dos referidos blocos. Veja a composição de cada um:
Em comunicado ao mercado, a Petrobras disse que "a operação marca a retomada da atuação exploratória no continente africano, com o propósito de diversificação de portfólio, e está alinhada à estratégia de longo prazo da Companhia, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras e atuação em parceria".
A Petrobras não revelou o valor do negócio. Disse apenas que "a aquisição dos blocos em São Tomé e Príncipe observou todos os trâmites internos de governança da companhia, estando em linha com o Plano Estratégico 2024-2028+".
Presidente da República também aproveita o evento em Rio Grande (RS) como palanque eleitoral.
De acordo com a companhia, o Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, ficará responsável pela construção dos cinco navios gaseiros.
A queda refletiu o pessimismo em Wall Street e do recuo nos preços do minério de ferro na China, que atingiu em cheio as ações da Vale.
O relatório destaca o ambiente externo mais desafiador para o setor de petróleo.
A produção de óleo cresceu 11% no ano e atingiu 2,40 milhões de barris por dia.
Os maiores patamares haviam sido observados no terceiro trimestre de 2013.
A Transpetro opera atualmente uma malha de aproximadamente 8,5 mil quilômetros de dutos.
Investidores pessoa física movimentaram R$ 517,3 bilhões em ações no ano, segundo a B3.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?