Petrobras (PETR4) quer participar de “negócio lucrativo” de gás de cozinha, diz CEO
A afirmação foi feita pela presidente da estatal, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (18), em entrevista à agência Eixos.

🚨 A Petrobras (PETR4) estuda ingressar diretamente na distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) — conhecido popularmente como gás de cozinha — caso avalie que o segmento pode oferecer margens atrativas.
A afirmação foi feita pela presidente da estatal, Magda Chambriard, nesta segunda-feira (18), em entrevista à agência Eixos.
Segundo a executiva, os retornos do mercado de GLP vêm apresentando resultados significativos nos últimos anos, em alguns momentos até superiores ao que a estatal obtém com a exploração do pré-sal.
Petrobras mira margens mais altas no GLP
“O GLP está se transformando em um negócio altamente lucrativo e nós queremos participar. Temos que estar nesse mercado faturando e ajudando a discipliná-lo”, destacou Chambriard.
A executiva afirmou que a Petrobras poderá estruturar uma operação voltada à distribuição direta, atuando como disciplinadora em um setor que, segundo ela, voltou a apresentar sinais de desorganização.
Atualmente, o GLP é um produto majoritariamente importado, mas que poderia, em parte, ser substituído pelo gás natural.
➡️ Leia mais: CEO do Nubank (ROXO34) vende US$ 435 milhões em ações após lucro recorde
Separação de preços e uso no agronegócio
A presidente da Petrobras adiantou que a companhia estuda separar novamente o preço do GLP industrial do gás de cozinha, a fim de evitar distorções no mercado.
Ela também comentou o avanço do uso do GLP no agronegócio, especialmente no processo de secagem de grãos, prática que considera ineficiente.
“O setor do agronegócio está pensando em usar GLP para secar grãos no interior do país, o que acho uma incongruência. Sai mais caro importar o GLP do que usar o gás natural”, afirmou Chambriard.
Logística e expansão do gás natural
Magda ressaltou que a Petrobras vem ampliando a logística do gás natural no país, com uma redução de quase 40% no preço praticado para distribuidoras. Ainda assim, os preços do GLP continuam em alta, especialmente no segmento industrial.
“Vamos trazer mais gás natural para a costa. Esse é o caminho para reduzir ainda mais os preços e garantir competitividade aos setores químico e siderúrgico”, disse a CEO.
📊 A executiva reforçou que o papel da Petrobras é otimizar o mercado de gás no Brasil, ampliando a oferta e garantindo preços mais estáveis para consumidores e indústrias.

PETR4
PetrobrásR$ 31,00
-7,34 %
15,69 %
16.67%
5,16
1,00

Petrobras (PETR4) inicia contratação para nova plataforma no campo de Búzios
O FPSO contará com capacidade de produção diária de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás.

Petrobras (PETR4) e Amazon (AMZO34) fazem parceria em combustíveis sustentáveis
Companhias vão estudar soluções para a adoção de combustíveis limpos no setor de logística.

Setembro chove recorde ao Ibovespa, mas só não é melhor por culpa de PETR4
Ibovespa até ficou acima dos 147 mil pontos, mas a estatal puxou para baixo ao escorregar com o petróleo.

Como o hidrogênio verde pode impulsionar empresas na bolsa de valores brasileira?
Duas gigantes com ações listadas na B3 já estão posicionadas para lucrar com a transição energética.

Petrobras (PETR4) vai revisar plano de ações para ter licença na Foz do Amazonas
Mercado reage positivamente a ajustes que visam obtenção de licença de exploração de petróleo

Petrobras (PETR4) avança em perfuração na Foz do Amazonas após aval do Ibama
Segundo parecer técnico obtido pela Reuters, o simulado foi considerado satisfatório pelo órgão ambiental.

Petrobras (PETR4) garante mais um touro de ouro ao Ibovespa; veja nova máxima
Petroleira segura as pontas em dia de realização de lucros para muitos investidores, colhendo demanda por ações brasileiras.

Petrobras (PETR4) vai contratar 700 jovens aprendizes, veja como concorrer
Há vagas em várias áreas de aprendizagem, em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.