Greve na Petrobras (PETR4): Petroleiros prometem cruzar os braços na 2ª feira
Estatal propôs um reajuste real de 0,5% em 2026, mas categoria considera proposta insuficiente.
A Petrobras (PETR4) quer ampliar a produção de gás natural na Bolívia. Por isso, pode investir US$ 40 milhões no país, por meio da subsidiária Petrobras Bolívia. Isto é, mais de R$ 200 milhões no câmbio atual.
⛽ Segundo a estatal, a Petrobras Bolívia pretende perfurar um poço exploratório em San Telmo Norte já em 2025 para investigar o potencial das reservas de gás natural.
A companhia estima que a área tem potencial para recuperação de cerca de 2,7 trilhões de pés cúbicos. Contudo, ainda aguarda uma licença ambiental para seguir com o projeto.
"Os novos investimentos na área de San Telmo Norte reforçam nosso compromisso com a parceria entre Brasil e Bolívia", falou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, para empresários e autoridades brasileiras e bolivianas, nesta terça-feira (9).
💲 Magda Chambriard falou sobre os planos da Petrobras de ampliar a produção e os investimentos na Bolívia durante o Foro Empresarial Bolívia – Brasil, em Santa Cruz de La Sierra. O evento também contou com a participação dos presidentes do Brasil e da Bolívia, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Luis Alberto Arce Catacora, respectivamente.
"Nós olhamos pra frente e vemos oportunidades para serem desenvolvidas pela Petrobras ou em parcerias que merecem nosso investimento", disse a presidente da estatal brasileira. E seguiu: "Apostamos muito nessa sinergia entre Brasil, Bolívia e também a Argentina, países interligados pelo gasoduto".
A Petrobras já foi responsável por 60% da produção de gás natural da Bolívia, mas hoje opera 25% do total produzido no país. Isto é, cerca de 9 milhões de m3/dia de gás natural.
Leia também: Vale (VALE3) fala sobre "lista de candidatos a CEO", veja
Segundo Magda Chambriard, a intenção da Petrobras é ampliar a produção de gás natural na Bolívia e trazer o insumo para o Brasil, a preços acessíveis.
"Esse gás servirá como insumo para a indústria petroquímica e para a produção de fertilizantes. A condição é que sejamos capazes de fazê-lo chegar ao Brasil a preços acessíveis", explicou a presidente.
Ainda nesta terça-feira (9), por sinal, a Petrobras assinou um "master agreement" com a Yara Brasil para estruturar uma potencial parceria em fertilizantes. A estatal quer ampliar a produção nacional de fertilizantes, que diminuiu nos últimos anos devido ao aumento dos preços do gás natural.
Diante desse plano, a presidente da Petrobras calcula que a demanda de gás natural pode triplicar no Brasil. "Hoje o mercado consumidor brasileiro demanda 50 milhões de m3 de gás natural por dia. Acreditamos que esse mercado pode ser triplicado, alcançando 150 milhões de m3 diários", afirmou.
Estatal propôs um reajuste real de 0,5% em 2026, mas categoria considera proposta insuficiente.
Estatal recebeu 19 propostas e deve atuar no fornecimento de biometano a partir de 2026.
Segundo a FUP, 3,1 mil aprovados para o cadastro de reserva aguardam convocação.
Caso a empresa seja vencedora, o objetivo será preparar um parque de baterias para atender à demanda em 2028.
Com essa iniciativa, a estatal se tornou a primeira empresa a produzir integralmente no Brasil esse tipo de combustível.
A unidade tem capacidade de processar 35 milhões de litros de petróleo por dia.
As empresas arremataram participações da União nos campos de Mero e Atapu, em Santos.
Em novembro, a categoria rejeitou a contraproposta da Petrobras para o acordo coletivo de trabalho.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?